Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Servidores recebem homenagem de Esquadrão de Helicópteros da Marinha

No dia 26 de maio, dois integrantes da equipe do Laboratório de Guerra Eletrônica do ITA (LAB-GE) foram homenageados pelo 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino, comandado pelo Capitão de Fragata Anderson Sergipe Vieira. O Tenente-Coronel Especialista em Comunicações Olympio Lucchini Coutinho e o Servidor Civil Felipe Streitenberger Ivo receberam o Título de Guerreiro Honorário, que se destina a agraciar os militares e civis das Forças Armadas Brasileiras e Estrangeiras, Forças Auxiliares e instituições civis que tenham prestado relevantes serviços ao Esquadrão. A entrega de certificados foi realizada durante a cerimônia comemorativa do 52° aniversário do Esquadrão, presidida pelo Contra-Almirante Paulo Ricardo Finotto Colaço, Comandante da Força Aeronaval, na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, RJ.

Os servidores do ITA receberam a honraria como reconhecimento pelo trabalho realizado durante a missão de avaliação do Sistema de Guerra Eletrônica do helicóptero SH-16 Seahawk, realizada nos meses de agosto e novembro de 2016 no hangar X-30 do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), em conjunto com o Centro de Guerra Eletrônica da Marinha do Brasil e do Comando em Chefe da Esquadra. A participação do LAB-GE na operação consistiu da implementação e operação do arranjo experimental de geração de sinais radar para simulação de cenários eletromagnéticos, irradiados na direção da aeronave com o objetivo de sensibilizar os sistemas embarcados de guerra eletrônica. Desta forma, as equipes de avaliação operacional e a tripulação da aeronave puderam avaliar a performance do sistema e aprimorar a doutrina de emprego dos sensores de guerra eletrônica embarcados.

De acordo com relatos da equipe na Marinha, a missão resultou em considerável economia de horas de voo da aeronave e alocação de navios equipados com sistemas radar a bordo, que seriam necessários em uma missão de avaliação operacional realizada em mar. A equipe do Laboratório de Guerra Eletrônica do ITA utilizou o equipamento gerador de sinais Excalibur, possibilitando a criação de cenários eletromagnéticos com grande diversidade e flexibilidade de emissores radar, os quais foram exaustivamente utilizados pela equipe da Marinha do Brasil durante os testes.

Ainda durante a missão, a equipe do LAB-GE teve a oportunidade de testar em campanha uma configuração inovadora para realização desse tipo de teste, que consiste da operação remota do gerador de sinais Excalibur e instrumentação eletrônica envolvida, usando enlaces a fibra óptica para transmissão de sinais radar. Tal configuração irá possibilitar a realização de futuras missões dessa natureza a partir das dependências do LAB-GE no ITA, com a aeronave posicionada no aeroporto, sem a necessidade de deslocamento dos equipamentos e da equipe de operação do sistema Excalibur. O teste foi acompanhado por alunos do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) e também contou com a visita dos 14 alunos do Curso de Especialização em Análise do Ambiente Eletromagnético (CEAAE).

O Tenente-Coronel Olympio ressalta a importância da participação do Laboratório de Guerra Eletrônica do ITA em atividades dessa natureza, que promove a interação entre equipes de ensino, de pesquisa e do setor operacional na busca por soluções mais eficientes e inovadoras aplicadas ao preparo das Forças Armadas, bem como demonstra o alinhamento das atividades de ensino e pesquisa realizadas no ITA com as diretrizes setoriais do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Texto: Divisão de Engenharia Eletrônica - ITA
Edição: Divisão de Comunicação Social - ITA