Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA conquista medalha em Competição de Computação e se classifica para final mundial

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação e classifica as equipes para as finais mundiais da competição. O ITA foi representado por uma equipe de 3 alunos e está classificado para o mundial.

Esse ano, a competição contou com cerca de 750 times inscritos, representando 219 instituições de ensino de todas as regiões do Brasil. A primeira fase ocorreu em setembro, simultaneamente, em 52 sedes espalhadas por todo o país. Dentre as equipes participantes, 70 passaram para a fase final brasileira, que ocorreu nos dias 9 e 10 de novembro em Salvador, com realização do SENAI Cimatec e da Universidade Federal da Bahia.

Nessa final nacional, foram propostos treze problemas de programação que os estudantes buscavam resolver durante as cinco horas de competição, com cada equipe constituída por três estudantes. Contra o relógio, cada equipe dispõe de apenas um computador e material impresso. O primeiro critério de classificação é o número de problemas resolvidos corretamente. Em caso de empate é usado o tempo gasto para acertar cada solução, somado a uma penalidade por submissões incorretas anteriores.

O ITA conquistou a medalha de prata e assim obteve uma vaga para participar da final mundial da competição, o ICPC − International Collegiate Programming Contest − que contará com equipes de todo o mundo e ocorrerá em Portugal, em abril de 2019, sediada na Universidade do Porto.

A equipe do Instituto foi composta por Matheus de Oliveira Leão, Lucas França de Oliveira e Lucas Soares Ferreira, alunos de Engenharia de Computação e teve como orientador o professor Armando Ramos Gouveia, da Divisão de Ciência da Computação. “O ITA participa do evento desde 2002 e esta é nona vez que conquista a classificação para a final mundial. Agradeço o importante apoio dos ex-alunos (ITAEx) que, custearam as despesas da equipe do ITA para participação no evento”, diz o professor Armando.

 

Sobre a Maratona

A Maratona de Programação visa promover nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros, conhecimentos técnicos mais sofisticados, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos. Mais informações sobre esta competição estão no site http://maratona.ime.usp.br.

 

Fonte: Divisão de Ciência da Computação

Edição: Divisão de Comunicação Social

Publicado em 23 de novembro de 2018.