Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Professor do ITA assumirá Cátedra Fulbright de Engenharia na Universidade de Purdue, Estados Unidos

Publicado em 10/08/2021 – 15h27min

 

Docente ministrará curso e desenvolverá pesquisas na instituição de ensino

 

O chefe do Departamento de Energia (IEM-E) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Marcelo José Santos de Lemos, da Divisão de Engenharia Mecânica, assumirá a função de professor visitante, na Universidade de Purdue, em Indiana, Estados Unidos. A cátedra é resultado de uma parceria entre a universidade americana e a Fundação Fulbright e terá a duração de um semestre letivo, de agosto a dezembro de 2021.

A Universidade de Purdue está entre as 100 melhores do mundo, segundo o último ranking da Times Higher Education (THE), uma das mais prestigiadas classificações da área educacional. A instituição é conhecida como “berço dos astronautas” por contar com formandos notáveis, incluindo Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua.

Além de ministrar um curso sobre Energia, Alimentos e Meio Ambiente, Professor Marcelo se envolverá com pesquisas em sua área de estudo. O docente é um pesquisador mundialmente reconhecido, especialista em engenharia aplicada à pesquisa em energia, modelagem de turbulência, simulação de sistemas térmicos e dinâmica dos fluidos computacional, e possui mais de 450 publicações, incluindo 5 livros.

 “A Cátedra Fulbright em Educação em Engenharia na Universidade de Purdue facilitará parcerias com uma das instituições líderes em Aeronáutica e Astronáutica, origem da formação de gerações de astronautas, e avanços no desenvolvimento de turbinas a gás e propulsão a jato”, explica Professor Marcelo.

É a primeira vez que a Universidade de Purdue receberá um professor por intermédio do programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América, da Fundação Fullbright, que tem como objetivo ampliar o relacionamento entre os EUA e outros países. No Brasil, a Fundação é representada e administrada por uma organização internacional ligada aos governos brasileiro e americano: a Comissão Fulbright. Segundo o site da instituição, “ser um Fulbrighter é fazer parte de uma rede de alumni, que inclui Prêmios Nobel e pesquisadores de destaque em diferentes países, engajados na transformação do mundo em que vivemos”.

Confira a nota de boas-vindas no site da Universidade de Purdue: www.purdue.edu/newsroom/purduetoday/releases/2021/Q2/purdue-welcomes-ful....

 

Fonte: ITA

Edição: DCS-ITA

Revisão: ACS-DCTA

Fotos: ITA