Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

SSP23 encerra edição no Brasil depois de nove semanas

Cerimônia foi realizada na Câmara Municipal de São José dos Campos

 

Publicado em 01/09/2023 – 08h25

 

No dia 25 de agosto, foi realizada a cerimônia de encerramento das atividades do Space Studies Program (SSP), reunindo cerca de 100 participantes, oriundos de 30 diferentes países, na Câmara Municipal de São José dos Campos (SP), cidade que hospedou o evento juntamente com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Apontado como um dos maiores programas de estudos espaciais do mundo, o SSP foi realizado pela primeira vez no Brasil. A 35ª edição foi considerada um sucesso pelos organizadores, tendo inclusive recebido recorde de público na história do evento com mais de 4 mil pessoas participando de uma atividade aberta a comunidade. Na ocasião, um Painel de Astronautas recebeu Sian Proctor, primeira mulher afro-americana a pilotar uma espaçonave, e Robert Thirsk, astronauta canadense que participou de várias missões ao espaço, entre elas a Expedição 20 e 21, as primeiras à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e da Força Aérea Brasileira (FAB), o SSP deixa um legado positivo. O Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, exaltou os resultados obtidos, agradecendo a International Space University (ISU) pela oportunidade em colaborar com a coordenação das atividades. “Nós recebemos retornos extremamente positivos dos participantes que afirmaram que as aulas foram de grande relevância para as atividades que já desempenham e para aquelas que desempenharão no futuro. Temos a certeza que muitas novas parcerias serão criadas após o SSP no Brasil”, completou.

Também participou do encerramento o Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, representando o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. “O SSP23, ao orquestrar o compartilhamento do conhecimento de ponta, instigar debates profundos e estimular a cooperação internacional, transmite um profundo impacto no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios complexos do universo aeroespacial contemporâneo”, concluiu.

Ao final do evento, James Lewis, diretor do programa, agradeceu a hospitalidade recebida no país. Emocionado, disse que “seja no ITA, no INPE, pela cidade de São José dos Campos ou onde quer que fôssemos, fomos sempre recebidos com sorrisos no rosto e braços abertos por todos, agora, nós somos amigos e uma família. Muito obrigado”, finalizou.

A próxima edição do SSP24 já tem local definido. Será em Houston, nos Estados Unidos, sendo sediado pela ISU, Rice University and NASA’s Johson Space Center. A previsão é que as atividades aconteçam entre junho e agosto de 2024. Na edição de 2023, 11 brasileiros se matricularam como participantes, entre eles três professores e um instrutor do ITA.

 

Fonte: ITA

Foto: ITA