Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Workshop realizado no ITA aborda participação brasileira na exploração lunar

Instituto desenvolve Missão SelenITA, que enviará satélite para órbita da Lua

 

Publicado em 30/10/2023 – 09h20

 

Teve início nesta segunda-feira (23), no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o 1º Workshop do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) sobre o Programa Artemis, missão de exploração espacial liderada pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) que busca aprofundar os estudos sobre a Lua. O Brasil é signatário do acordo internacional envolvido no projeto e desenvolve no ITA um satélite que deve ser enviado para a órbita lunar nos próximos cinco anos.

O SelenITA, nome dado ao cubesat desenvolvido pelo Instituto para compor a missão, já está em fase de desenvolvimento. Segundo o Chefe do Departamento de Sistemas Aeroespaciais do ITA, Professor Doutor Luís Eduardo Vergueiro Loures da Costa, “o ITA pesquisa a Lua já há alguns anos e decidiu organizar uma série de contribuições ao Programa Artemis mediante propostas de seus cientistas”. “Com este objetivo, trouxemos cientistas da NASA e membros das organizações de fomento para um encontro de avaliação de nossas propostas”, acrescentou.

Durante o 1º Workshop do ITA sobre o tema foram feitas apresentações para mostrar que há várias propostas no Brasil que podem contribuir para a exploração lunar com possíveis usos na Terra. Além disso, o encontro reflete a relevância da pesquisa científica de qualidade e a criação de oportunidades de capacitação de alto nível do ITA com a adesão brasileira ao programa internacional de exploração espacial.

Presente durante a abertura do evento, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Chamon, avaliou o workshop como “muito produtivo, com várias propostas da academia sobre projetos que podem contribuir para os Acordos Artemis”. “As propostas cobriram várias áreas do conhecimento, incluindo Física, Química e Biologia orientadas para o espaço”, concluiu.

SelenITA

O Projeto SelenITA se trata de um nano satélite da categoria cubesat que está sendo desenvolvido pelo ITA em parceria com a NASA, a AEB e a Financiadora de Estudos e projetos (FINEP), com apoio também de universidades americanas. O foco será estudar os campos magnéticos e as interações na crosta lunar, além de investigar o transporte de poeira pela superfície da Lua, causado por fenômenos elétricos e impactos de asteroides.

Com o olhar voltado para o polo sul lunar, o SelenITA contribuirá com informações cruciais para a exploração humana planejada pela NASA. A missão é contribuição brasileira ao Programa Artemis e uma iniciativa estruturante constante do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) 2022-2031.

 

Fonte: ITA

Foto: Agência Espacial Brasileira - AEB