Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Equipe de robótica do ITA tem resultado inédito com 7 troféus em competição internacional

Conquistas foram obtidas em provas práticas e apresentações acadêmicas

 

Publicado em 30/11/2023 – 10h37

 

A equipe ITAndroids, composta por estudantes de graduação em Engenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), participou da 21ª edição da Competição Brasileira de Robótica (CBR), juntamente com a 22ª edição da Competição Latino-Americana de Robótica (LARC) e o 20º Simpósio Latino-Americano de Robótica (LARS), retornando dos eventos com sete troféus, sendo cinco deles conquistando a primeira colocação. Esse foi o melhor resultado obtido pelo grupo desde que iniciou as participações nestes torneios.

Os eventos foram sediados na cidade de Salvador (BA) entre os dias 7 e 12 de outubro e contaram com equipes de diferentes países competindo em 15 categorias. O time do ITA, que é vinculado ao Laboratório de Sistemas Computacionais (LAB-SCA) da Divisão de Ciência da Computação, foi o mais premiado no torneio. O grupo obteve primeiro lugar nas categorias Soccer 3D, Humanoid Soccer Liga Mista, Humanoid Soccer e Very Small Size Soccer 3x3. Foi conquistado também o terceiro lugar na categoria Soccer 2D. Na disputa Humanoid Raicing foram utilizados dois robôs, ficando a ITAndroids na primeira e terceira colocações.

O presidente e orientador da equipe, Professor Doutor Marcos Ricardo Omena Albuquerque Maximo, associa o desempenho como resultado do trabalho de desenvolvimento e pesquisa juntamente com o apoio de fortes patrocinadores. “Agradecemos a todos que nos forneceram o suporte necessário, em especial a ITAEx, uma associação formada por ex-alunos do ITA, auxiliando para que participássemos da competição. A equipe está motivada e já começou os preparativos para a RoboCup, a etapa mundial da competição, que acontecerá em 2024 em Eindhoven, na Holanda”, afirmou.

Além do professor, 29 alunos da graduação do ITA participaram do evento. O estudante José Ronaldo Henrique Filho, que compôs o grupo, afirmou sentir orgulho dos resultados e apontou que a experiência auxilia na formação profissional. “Essa edição foi bem desafiadora para todas as categorias da ITAndroids. Conseguimos, após muito trabalho, resolver problemas que na edição anterior foram obstáculos para as vitórias”, disse.

A competição também tem caráter científico, com a exigência da publicação de um artigo descrevendo as últimas atualizações dos robôs de cada time. Durante a LARS, a ITAndroids apresentou dois artigos elaborados por membros da equipe e inspirados em desafios técnicos reais. O estudo intitulado “Comparison of Encoder-Decodor Networks for Soccer Field Segmentation” foi escolhido entre os melhores do simpósio, recebendo convite para publicação de versão estendida no Journal of Intelligent & Robotic Systems (JINT).

 

Fonte: ITA

Foto: ITA