Carta de intenções foi assinada para intensificar parceria entre as nações
Publicado em 28/11/2024 - 14h25
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebeu, no dia 14 de novembro, a Embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Louvise Wallensteen, em uma visita institucional voltada a conhecer as iniciativas de ensino, pesquisa e inovação no setor aeroespacial. A comitiva sueca incluiu o astronauta e piloto de testes da SAAB, Marcus Hans Wandt, que compartilhou suas experiências acadêmicas e profissionais em uma palestra para estudantes de graduação e pós-graduação.
Entre os participantes das atividades no ITA estavam o Chefe do Subdepartamento de Administração do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Brigadeiro do Ar Daniel Pinheiro da Silva; a Vice-Reitora do ITA, Professora Doutora Emilia Villani; o Chefe do Centro Espacial ITA (CEI), Capitão Aviador Carlos Eduardo de Sá Amaral Oliveira; e o Chefe do Departamento de Sistemas Aeroespaciais, Professor Doutor Luis Eduardo Vergueiro Loures da Costa. Já na delegação sueca destacaram-se a Diretora de Comunicação da SAAB Brasil, Cristiana Pontual Norinder; o Conselheiro de Comércio da Embaixada da Suécia no Brasil, Jonas José Montpaz; e Mats Peter Natanael Olofsson, coordenador de P&D da Inovaair, além de outros representantes dos setores público e privado.
A visita ocorre em um momento de estreitamento de laços entre os dois países. Recentemente, durante a Cruzex 2024, maior exercício aéreo da América Latina e coordenado pela Força Aérea Brasileira (FAB), Brasil e Suécia assinaram uma carta de intenções com o objetivo de fortalecer o apoio mútuo em áreas de interesse comum, entre elas o incremento de atividades conjuntas para cooperação científica e tecnológica. “A Força Aérea Brasileira já utiliza nossos caças Gripen, e acredito que há muito mais que possamos fazer juntos, inclusive em áreas como o espaço”, afirmou a Embaixadora Wallensteen. “A educação é uma forma de aprofundar nossas cooperações e nossa intenção é intensificar o intercâmbio que já existe atualmente”, completou.
Durante a visita, o ITA apresentou projetos de destaque desenvolvidas no CEI, como os nanossatélites ITASAT e SPORT, lançados em 2018 e 2022, respectivamente, o ITASAT 2, com previsão de lançamento em 2025, e o SelenITA, com previsão de lançamento em 2028. Estes satélites, também chamados de cubesats, são compostos por unidades cúbicas de 10 cm de lado, sendo que cada unidade representa o valor de 1U. Entre as vantagens, destaca-se o custo reduzido, tanto na produção quanto no lançamento, o que os torna mais atrativos para a aplicação em pesquisa.
A Vice-Reitora do ITA, Professora Doutora Emilia Villani, apontou como positiva a participação do Instituto em atividades relacionadas ao acordo de cooperação bilateral. “A educação é um poderoso instrumento de desenvolvimento, e parcerias como essa beneficiam toda a sociedade. Estamos à disposição para fortalecer esse diálogo e avançar em projetos conjuntos”, comentou.
INSPIRAÇÃO
Cerca de 100 alunos de graduação e pós-graduação do ITA acompanharam a palestra “Beyond the horizon: space exploration and the future of aerospace technology” proferida pelo astronauta sueco Marcus Hans Wandt. Selecionado como membro da reserva de astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA) em novembro de 2022, Wandt fez história como o segundo astronauta sueco a viajar para a Estação Espacial Internacional (ISS) durante a Missão Axiom 3 em janeiro de 2024. Ele também atua como Conselheiro Especial da Agência Espacial Nacional Sueca, apoiando o desenvolvimento das capacidades aeroespaciais da Suécia. “O Marcus é muito inspirador, fico feliz dos estudantes poderem ouvi-lo e que possam se inspirar, com uma visão de uma realidade que para muitos é tida como impossível, o que não é verdade”, comentou a Embaixadora Wallensteen.
Fonte: ITA
Foto: ITA