Estudantes conheceram área que vai receber o primeiro campus avançado do Instituto
Publicado em 29/07/2025 - 12h20
Alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) visitaram, no dia 23 de julho, a Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) para conhecer as obras no novo campus que está sendo construído na capital cearense. A atividade também contou com a participação de ex-alunos e teve como objetivo apresentar os progressos do Núcleo do ITA em Fortaleza (NuITA-FZ), além de estreitar vínculos institucionais e promover engajamento com a nova unidade.
O grupo foi recepcionado pelo comandante da BAFZ e diretor do NuITA-FZ, Coronel Aviador Tony Gleydson Barbosa Costa, e pelo Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Fortaleza (GUARNAE-FZ), Suboficial Francicero Cláudio Santos da Silva. Durante o encontro, o Coronel Gleydson ministrou uma palestra sobre a implantação do novo campus, destacando seu potencial estratégico, os investimentos em infraestrutura e os planos acadêmicos para os próximos anos.
Os participantes também conheceram o projeto do Parque Tecnológico que será construído nas adjacências do campus, dentro da Base Aérea. O espaço contará com centros de pesquisa e desenvolvimento, incubadoras e aceleradoras de startups, campus educacional, centro empresarial e serviços de apoio.
O comandante da BAFZ, Coronel Gleydson, destacou que “a visita tem um cunho importantíssimo, porque gera a possibilidade de clarificar anseios, dúvidas e expectativas por parte de quem deseja conhecer melhor o campus avançado do ITA em Fortaleza”. “Ver pessoalmente as instalações desse Campus, que estão em desenvolvimento e implantação, bem como toda a estrutura da Base Aérea, que prestará apoio administrativo, consolida a certeza de que a Força Aérea e todos os seus parceiros estão comprometidos com a concretização deste grande empreendimento”, completou.
Durante a programação, os estudantes visitaram áreas em construção e prédios que passarão por reformas, acompanhados por militares e representantes da construtora. Foram repassadas informações sobre a logística da implantação, aspectos arquitetônicos e desafios técnicos da adaptação da infraestrutura.
O aluno Gabriel Farias de Pinho, presidente do Centro Acadêmico Santos Dumont (CASD), órgão que representa os estudantes junto à Reitoria do ITA, destacou que “a visita foi um momento muito importante para acompanhar todos os avanços que já ocorreram”. “Ver a obra de perto, em andamento, foi fundamental. Passamos a enxergar como algo real, algo que, de fato, vai acontecer, e pelo qual todos torcemos para que tenha muito sucesso. Além disso, ficamos muito satisfeitos em perceber não apenas que as obras estão acontecendo, mas que avançam com bastante celeridade”, comentou.
ITA-FZ
Previsto para iniciar suas atividades acadêmicas em 2027, o campus de Fortaleza será o primeiro do ITA fora de São José dos Campos (SP). A nova unidade oferecerá cursos inovadores, como Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia, alinhados às demandas estratégicas do país. Cerca de 40% dos aprovados no vestibular do ITA são oriundos do Ceará, evidenciando o potencial da educação local e o impacto esperado com a chegada da instituição.
A implantação do ITA em Fortaleza reforça o compromisso da Força Aérea Brasileira (FAB) com a formação de profissionais altamente qualificados e com a promoção da ciência e tecnologia em todas as regiões do país, ampliando a capacidade de atrair talentos, fomentar pesquisa aplicada e fortalecer parcerias com universidades e empresas de base tecnológica no Nordeste.
Fonte: BAFZ
Foto: BAFZ