Cerimônia de abertura do 27º SIGE contou com três palestras de abertura
Publicado em 24/09/2025 - 08h40
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou nesta terça-feira, 23 de setembro, a abertura do 27º Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE). Organizado pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), pelo Comando de Preparo (COMPREP), pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e pelo Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ), o evento se estende por três dias e reúne mais de 700 participantes.
A cerimônia de abertura foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, e contou com a presença do Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, do Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, do Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, além de Oficiais-Generais da Marinha e da Aeronáutica, militares das Forças Armadas, representantes da indústria de Defesa e pesquisadores.
No início das atividades, foram ministradas três palestras: do Chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes; do Coordenador do Comitê Aeroespacial do SIMDE, Brigadeiro do Ar R1 José Vagner Vital; e do Professor da Utah University, Doutor Randy J. Jost.
Ao declarar aberto o simpósio, o Reitor do ITA, Professor Doutor Guilherme Lorenzi, ressaltou a relevância das discussões promovidas pelo evento, que criam um “espaço de encontro e diálogo entre a academia, a indústria e os operadores das Forças Armadas”. “O SIGE se consolidou como um ambiente onde discutimos não apenas soluções imediatas, mas também tendências que moldarão o futuro da Defesa. Ao longo dos próximos dias, tenho a expectativa de contribuições valiosas de pesquisadores, representantes da indústria e oficiais experientes. Cada um trará sua visão e suas soluções, compondo um quadro que nos ajuda a entender não apenas os desafios do presente, mas também as oportunidades do futuro”, afirmou.
O 27º SIGE engloba também o 16º Encontro de Guerra Eletrônica de Defesa, a 4ª Semana de Aplicações Operacionais ao Preparo e Emprego, o 3º Encontro Nacional de Tecnologias Quânticas para Defesa e o 1º Seminário em Inteligência Artificial. A programação inclui debates, minicursos e reuniões voltados à identificação das melhores práticas para ampliar as capacidades de preparo e emprego das Forças Armadas.
O setor operacional, representado pelos comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, participa com membros de todas as regiões do Brasil, fortalecendo o ciclo de desenvolvimento em aplicações operacionais. Essa interação permite que a área operacional apresente suas demandas diretamente à comunidade acadêmica, favorecendo o desenvolvimento de soluções mais adequadas ao emprego final.
O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) do ITA, Coronel Aviador Sérgio Rebouças, destacou a importância do simpósio para a formação acadêmica e profissional, apontando que o “o SIGE é um espaço privilegiado para aproximar o conhecimento produzido na universidade das necessidades reais de aplicação na Defesa”. “Essa integração fortalece a pesquisa, estimula a inovação e prepara nossos alunos e profissionais para atuarem de forma mais eficaz nos cenários complexos que o Brasil e o mundo enfrentam”, conclui.
Fonte: ITA
Foto: ITA