Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA inicia Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa com mais de 700 inscritos

Cerimônia de abertura do 27º SIGE contou com três palestras de abertura

 

Publicado em 24/09/2025 - 08h40

 

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou nesta terça-feira, 23 de setembro, a abertura do 27º Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE). Organizado pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), pelo Comando de Preparo (COMPREP), pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e pelo Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ), o evento se estende por três dias e reúne mais de 700 participantes.

A cerimônia de abertura foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, e contou com a presença do Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, do Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, do Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, além de Oficiais-Generais da Marinha e da Aeronáutica, militares das Forças Armadas, representantes da indústria de Defesa e pesquisadores.

No início das atividades, foram ministradas três palestras: do Chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes; do Coordenador do Comitê Aeroespacial do SIMDE, Brigadeiro do Ar R1 José Vagner Vital; e do Professor da Utah University, Doutor Randy J. Jost.

Ao declarar aberto o simpósio, o Reitor do ITA, Professor Doutor Guilherme Lorenzi, ressaltou a relevância das discussões promovidas pelo evento, que criam um “espaço de encontro e diálogo entre a academia, a indústria e os operadores das Forças Armadas”. “O SIGE se consolidou como um ambiente onde discutimos não apenas soluções imediatas, mas também tendências que moldarão o futuro da Defesa. Ao longo dos próximos dias, tenho a expectativa de contribuições valiosas de pesquisadores, representantes da indústria e oficiais experientes. Cada um trará sua visão e suas soluções, compondo um quadro que nos ajuda a entender não apenas os desafios do presente, mas também as oportunidades do futuro”, afirmou.

O 27º SIGE engloba também o 16º Encontro de Guerra Eletrônica de Defesa, a 4ª Semana de Aplicações Operacionais ao Preparo e Emprego, o 3º Encontro Nacional de Tecnologias Quânticas para Defesa e o 1º Seminário em Inteligência Artificial. A programação inclui debates, minicursos e reuniões voltados à identificação das melhores práticas para ampliar as capacidades de preparo e emprego das Forças Armadas.

O setor operacional, representado pelos comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, participa com membros de todas as regiões do Brasil, fortalecendo o ciclo de desenvolvimento em aplicações operacionais. Essa interação permite que a área operacional apresente suas demandas diretamente à comunidade acadêmica, favorecendo o desenvolvimento de soluções mais adequadas ao emprego final.

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) do ITA, Coronel Aviador Sérgio Rebouças, destacou a importância do simpósio para a formação acadêmica e profissional, apontando que o “o SIGE é um espaço privilegiado para aproximar o conhecimento produzido na universidade das necessidades reais de aplicação na Defesa”. “Essa integração fortalece a pesquisa, estimula a inovação e prepara nossos alunos e profissionais para atuarem de forma mais eficaz nos cenários complexos que o Brasil e o mundo enfrentam”, conclui.

 

Fonte: ITA

Foto: ITA