Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

PFC-D

Programa de Formação Complementar da Área de Ciência de Dados (PFC-D)

 

A ideia do Programa de Formação Complementar em Ciência de Dados (PFC-D) é fornecer aos graduandos de qualquer curso do ITA a possibilidade de aprofundar conhecimentos na área e ter este conteúdos reconhecidos em seu diploma, com o Programa de Formação Complementar.

Para fazer jus ao Certificado de Formação Complementar na área de Ciência de Dados, o aluno deverá:

a.Cursar com aproveitamento a disciplina introdutória CMC-13 Introdução à Ciência de Dados (48 horas-aula), exceto no caso de alunos matriculados na Engenharia de Computaçãoque são dispensados desta disciplina por terem disciplinas obrigatórias que cobrem o mesmo conteúdo.

b.Cursar com aproveitamento o quantitativo mínimo de 144 horas-aula em disciplinas eletivas, de tal forma que no mínimo 48 horas-aula sejam cursadas no eixo de Matemática e Estatística e no mínimo 48-horas-aulas no eixo de Computação. Todas as disciplinas a serem cursadas para fins de concessão do Certificado deverão ser cursadas durante o período formal em que o aluno realiza um dos cursos de graduação do ITA, podendo essas disciplinas ser cursadas em qualquer ano do curso de graduação;

c. Desenvolver um trabalho de conclusão do PFC-D em ciência de dados (com carga horária de 80 horas), com temática aprovada pela Coordenação do PFC-D. O trabalho deverá ser realizado em dois semestres. No final do primeiro, o aluno apresenta a proposta de trabalho a uma banca que emitirá um parecer e recomendações. No segundo semestre, o aluno desenvolve o trabalho proposto e entrega uma monografia que será avaliada por uma banca examinadora estabelecida pela Coordenação do PFC-D, tendo pelo menos um especialista em ciência de dados como membro.

 

Coordenação

Prof. Dr. Paulo André L. de Castro , pauloac@ita.br, Sala 110 Prédio da Computação.