Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Abordagens analíticas em inteligência de mercado

Departamento: 
Engenharia Mecânica-Aeronáutica
Área: 
Pesquisa operacional e estatística
Situação: 
Concluído
Instituição proponente: 
ITA
Instituição financiadora: 
Fapesp
Gerente: 
Prof. Rodrigo Arnaldo Scarpel (ITA)
Participantes: 

Camilo Brandão de Resende (aluno de mestrado do PG-EAM/P), Ernée Kozyreff (aluno de mestrado do PG-EAM/P)

Observações: 
A inteligência de mercado auxilia no processo de tomada de decisões quanto à definição de mercado e do público-alvo, em análise da concorrência e da estrutura de mercado, no desenvolvimento de produtos novos e na estimação do potencial de vendas de novos produtos. Assim, o presente projeto tem por objetivos propor a investigação de abordagens analíticas em inteligência de mercado enfocando bens de consumo duráveis. Os resultados obtidos com este estudo permitirão melhorar a tomada de decisões em diversas etapas do processo de desenvolvimento de novos produtos, um melhor entendimento dos fenômenos que determinam o potencial de mercado de produtos novos, assim como melhorar a qualidade das previsões de vendas para esses produtos.
Vigência: 
06/2007 a 05/2009
Português, Brasil