A Escola pratica um modelo diferenciado de formação em que concilia a exigência de elevados patamares de desempenho acadêmico, com vistas à competência técnica, com o desenvolvimento e o cultivo de valores, na expectativa de que os egressos contribuam para o progresso do País e, como cidadãos, sejam exemplos positivos para a sociedade. Ao se formar, o Engenheiro Civil-Aeronáutico será:
- um engenheiro fortemente capacitado para conceber, projetar e implantar aeroportos e heliportos, planejar e analisar o transporte aéreo e subsidiar o controle e o gerenciamento do tráfego aéreo no que for pertinente à sua área de atuação. Poderá, inclusive, estender a aplicação desses conhecimentos à implantação e à gerência de centros de lançamento de foguetes;
- um engenheiro de concepção, com sólida base em ciências exatas, notadamente nos fundamentos que o capacitarão a compreender as diversas modelagens técnico-científicas aplicáveis ao seu trabalho;
- um engenheiro generalista e com visão sistêmica e multidisciplinar no campo de atuação profissional da engenharia civil, da qual receberá conhecimentos suficientes para lastrear a sua competência técnica e aos quais se acrescentarão, como singularidades da sua formação, fluência em informática aplicada, métodos quantitativos, logística, geotecnologias, meio ambiente e gestão de projetos, conferindo-lhe boa capacidade analítica e gerencial.
Adicionalmente, o engenheiro terá:
- integração à realidade profissional por meio do aprendizado baseado em estudos de caso, conciliando teoria e prática, e interação com o ambiente técnico externo através do incentivo a intercâmbios e estágios em órgãos, empresas e universidades nacionais e estrangeiras;
- características pessoais como expressão oral e escrita, criatividade, empreendedorismo, liderança, capacidade de trabalhar em equipe, responsabilidade com aspectos sócio-ambientais e conduta ética, a serem adquiridas ou aprimoradas por meio de disciplinas ou atividades práticas que envolverão gestão de pessoas e formação humanística, vivenciadas em um ambiente e modelo educacional singulares;
- capacidade de adquirir novos conhecimentos, num processo contínuo de aprendizagem, e aptidão à pesquisa e ao desenvolvimento adicionadas à concepção e elaboração de trabalhos técnico-científicos, o que o tornará preparado a enfrentar novos desafios.
O Curso Fundamental visa uma sólida formação nas ciências básicas necessárias ao engenheiro, independente de sua especialidade, como matemática, física, química e computação, além de humanidades, mas tendo também como objetivo a formação complementar em:
(a) como estudar, com foco nas diferenças entre o estudo do ensino fundamental e médio e o do ensino superior, onde agora a criatividade é um importante ingrediente porque os problemas podem não ser bem definidos, envolver parâmetros com um certo grau de imprevisibilidade e ter múltiplas soluções;
(b) como arcar com um programa de estudos, em que o próprio aluno passa a ter responsabilidades em relação à sua formação e de seus colegas, deixando o papel passivo de “ser ensinado” para o ativo de “aprender a aprender”, assim como ser também corresponsável pela ambientação favorável ao aprendizado, incluindo a formação humanística, cultural e social, ainda que extracurricularmente;
(c) como usar a biblioteca, buscar e filtrar informações por meios eletrônicos ou não, ampliando a sua fonte de aprendizado para fora da sala de aulas e além do professor;
(d) como consultar e tirar proveito de um professor ou de outros profissionais, fora das salas de aulas, em consultas/contatos particulares, no desenvolvimento de projetos de iniciação científica/tecnológica, em congressos etc.;
(e) como usufruir de um ambiente escolar de perfeita honestidade e integridade, abominando e combatendo a improbidade escolar, como “cola” e outras práticas desonestas, escusas ou não éticas, vivendo em um ambiente de confiança e camaradagem com os colegas, professores e demais profissionais;
(f) como trabalhar e fazer uso dos auxílios de ensino e aprendizagem, deixando de depender exclusivamente do professor e das aulas.
O Curso Profissional de Engenharia Civil-Aeronáutica visa uma sólida formação nas ciências da engenharia civil relacionadas a edificações, estruturas, geotecnia, recursos hídricos, saneamento ambiental e transporte aéreo, voltadas para os interesses do setor aeroespacial. Enfatiza-se o ensino conjugado teoria/prática, mas tendo também como objetivo uma formação complementar:
(a) contra a idéia de que o diploma é objetivo a ser alcançado a todo custo, uma vez que o aprendizado profissional não se encerra com a obtenção do diploma, nem este é, per se, suficiente para o sucesso profissional;
(b) que conduza à percepção de como a teoria poderá ser aplicada na prática, evitando o conhecimento superficial e pedante e o conceito de que a academia e a indústria não podem interagir;
(c) que conduza à percepção de como a prática e a observação podem aperfeiçoar, desenvolver ou criar uma teoria, propiciando, inclusive, o estreitamento das relações entre o setor produtivo e o acadêmico;
(d) que evite a emulação por notas entre colegas, porém estimulando a competição saudável pela exploração de novos horizontes e natural busca pela excelência do aprendizado e do conseguinte bom desempenho acadêmico e profissional.