Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

CEAAE - Curso de Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético

A implantação do Programa de Fortalecimento do Controle do Espaço Aéreo (PFCEAB) gerou demandas na área de Aplicações Operacionais (Guerra Eletrônica, Análise Operacional, Comando e Controle e Sistemas de Armas).

Para atender a estas demandas, se fez necessário o estabelecimento de uma linha de ação sistêmica para a área de Guerra Eletrônica através da criação, em 1996, do Sistema de Guerra Eletrônica da Aeronáutica (SIGEA). Este sistema tem por finalidade efetuar o planejamento, a coordenação e o controle das atividades de Guerra Eletrônica no âmbito do Comando da Aeronáutica.

A execução das atividades do SIGEA demandou a formação de competências, e para atender a esta demanda foi criado o Programa de Busca de Excelência, amadurecido através da cooperação entre o Comando-Geral de Operações Aéreas - COMGAR, órgão central do SIGEA, e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, órgão de reconhecida competência na formação de recursos humanos para o setor aeroespacial.

Uma das primeiras iniciativas deste Programa foi a criação no ITA do Curso de Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético - CEAAE, por intermédio da Portaria nº 304/GM3, de 07 de maio de 1998.
O CEAAE tem por finalidade à formação de especialistas capacitados a analisar a metodologia e a tecnologia empregadas na interação de equipamentos e sistemas com o ambiente eletromagnético (Guerra Eletrônica).

Overview do CEAAE
Disciplinas e Ementas
Calendário do CEAAE em 2017
Avaliações
Público Alvo
Corpo Docente
Inscrição - Requisitos
Processo para Inscrição
Custo do Curso
Contato