Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

CEEAA - Curso de Especialização em Engenharia de Armamento Aéreo

O Curso de Especialização em Engenharia de Armamento Aéreo é um curso de formação com duração de 11 meses, oferecido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em convênio com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). É aberto para militares e civis com formação superior em qualquer curso de Ciências Exatas ou correlacionado.

O CEEAA é o único curso de Pós-Graduação no Brasil, com mais de 41 anos de experiência, que oferece uma formação complementar de aplicação de tópicos da Engenharia em sistemas de armas aéreas. Desde a primeira turma, 1977, foram formados 154 especialistas em armamento aéreo e entre esses, 2 oficiais da Força Aérea Peruana e 1 da Força Aérea Portuguesa. Anualmente são admitidas turmas com menos de 10 alunos, o que garante um acompanhamento mais individualizado e eficaz no processo de aprendizagem.

A admissão no CEEAA é restrita a profissionais com conhecimento de Matemáica e Física, pois já na fase inicial do curso, são ministradas disciplinas que exploram conhecimento de Matemática Aplicada, das principais Leis Físicas e de fenômenos Químicos. Tratam-se de tópicos de Aerodinâmica, Explosivos, Probabilidade e Estatística, Probabilidade e Estatística, Controle Automático de Sistemas, Propulsão Sólida, Letalidade e Simulação de Voo de Artefato Bélico. Além desses assuntos, serão ministradas disciplinas que envolvem conhecimento de alguma linguagem de programação, especialmente MATLAB e Phyton (ensinado na fase de nivelamento do CEEAA).

Além de todo conteúdo a ser ministrado no curso, está prevista a disciplina de Introdução ao Python, que tem como objetivo fornecer o conhecimento de uma ferramenta gratuita, que pode ser utilizada no decorrer do curso nas mais variadas disciplinas que propõem atividades de simulações computacionais. Todas as disciplinas do CEEAA somam uma carga horária de aproximadamente 720 horas, dessa forma, é importante que os candidatos a esse curso estejam exclusivamente disponíveis para acompanhar todo o conteúdo ministrado. Ao fim do curso é exigido ao aluno a entrega de um Trabalho de Conclusão de Curso, que será relacionado com o projeto de um armamento a ser empregado em um cenário fornecido.

O objetivo do CEEAA é capacitar profissionais com o conhecimento preliminar para atuação em atividades de pesquisa e desenvolvimento de armamentos aéreos e seus sistemas.

 

Objetivo do CEEAA
Disciplinas e Ementas
Calendário, Disciplinas e Corpo Docente - CEEAA 2021
Avaliações
Público Alvo
Inscrição - Requisitos
Processo para Inscrição
Custo do Curso
Contato