Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

CEEAA - Curso de Especialização em Engenharia de Armamento Aéreo

O Curso de Especialização em Engenharia de Armamento Aéreo é um curso de formação com duração de 1 ano, oferecido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em convênio com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). É aberto para militares e civis com formação superior em Engenharia.

O CEEAA é o único curso de Pós-Graduação no Brasil, com mais de 35 anos de experiência, que oferece uma formação complementar de aplicação de tópicos da Engenharia em sistemas de armas aéreas. Desde a primeira turma, 1977, foram formados 142 especialistas em armamento aéreo. Entre esses, se formaram 2 oficiais da Força Aérea Peruana e 1 da Força Aérea Portuguesa. Anualmente são admitidas turmas com menos de 15 alunos, o que garante um acompanhamento mais individualizado e eficaz no processo de aprendizagem.

A admissão no CEEAA é limitada a profissionais com formação em Engenharia, pois já na fase inicial do curso, são ministradas disciplinas que exploram conhecimento de Matemática Aplicada, das principais Leis Físicas e de fenômenos Químicos. Tratam-se de tópicos de Aerodinâmica, Explosivos, Probabilidade e Estatística, Pesquisa Operacional, Controle Automático de Sistemas, Propulsão Sólida, Letalidade e Ótica Aplicada. Além desses assuntos, serão ministradas disciplinas que envolvem conhecimento de alguma linguagem de programação, especialmente MATLAB.

Além de todo conteúdo a ser ministrado no curso, está prevista uma fase zero do CEEAA para reciclagem e elevação de nível dos candidatos. Essa fase é imprescindível, especialmente, para aqueles candidatos que, há mais tempo, encontram-se fora do contexto acadêmico e dessa forma já não dominam a Matemática Básica necessária para o bom acompanhamento do curso. Nesse período de elevação de nível serão estudados tópicos de Matemática e Física do Ensino Médio, bem como Cálculo Diferencial Integral básico e uma introdução à programação em MATLAB. Todas as disciplinas do CEEAA somam uma carga horária de aproximadamente 720 horas, dessa forma, é importante que os candidatos a esse curso possuam base teórica necessária para acompanhar todo o conteúdo ministrado. Ao fim do curso é exigido ao aluno a entrega de um Trabalho de Conclusão de Curso, que será desenvolvido em áreas de seu interesse, porém relacionadas a Armamento Aéreo.

O objetivo do CEEAA é capacitar engenheiros de modo que tenham o conhecimento preliminar para pesquisa e desenvolvimento de sistemas de armamentos aéreos. Inscrições em que o candidato não possui diploma de Graduação em Engenharia podem, eventualmente, serem deferidas, no entanto, é necessário contato prévio com a coordenação do CEEAA para que o caso seja estudado

 

Objetivo do CEEAA
Disciplinas e Ementas
Calendário Letivo Previsto para o CEEAA-2017
Avaliações
Público Alvo
Inscrição - Requisitos
Processo para Inscrição
Custo do Curso
Contato