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Coordenadores da Graduação

Bem-vindo(a) coordenador(a)!

Esta página dá as boas-vindas aos coordenadores da Graduação e, também, serve para ajudar a entender a importante tarefa que é confiada, juntamente com algumas fontes de informação que podem ser úteis.

Fóruns

Ao ser nomeado(a) para a coordenação do Curso, o(a) coordenador(a) passa a ser membro ex officio da Congregação (IC), podendo eventualmente acumular outras participações eletivas, e ainda participa da Comissão de Currículos da Congregação (IC-CCR). No âmbito da IC ainda pode ser eventualmente eleito para outras comissões.

Passa a integrar, também, o Conselho da Pró-Reitoria de Graduação (CGR).

No âmbito do Curso e da Divisão Acadêmica, deve participar do Conselho de Curso e, eventualmente, de outras atividades.

Há, ainda, ações que são coordenadas pela Divisão de Registros e Controle Acadêmico (IG-RCA), junto ao INEP e que demandam a atenção do coordenador.

Oficialização

O processo atual para escolha do(a) coordenador(a) é através de formação de lista tríplice, com os três nomes eleitos conforme Art. 30 do Regimento Interno da Congregação, e encaminhados pelo Pró-Reitor de Graduação ao Reitor, assessorando-o, para a decisão.

Integrar a lista já é indicador de interesse, disponibilidade e anuência, pelos pares, em desempenhar a função.

A formalização se processa pelo sistema do Sigadaer (acesso restrito), iniciando com ofício do Pró-Reitor de Graduação ao RH para dispensa e designação dos coordenadores, anterior e futuro, respectivamente. Será providenciado item de Boletim Ostensivo que constará, também, de Diário Oficial da União. A função faz jús à gratificação FG-1, conforme tabela de funções de confiança do instituto. Em geral a IG estimula a transição, de fato, a partir da decisão do Reitor, desde que em acordo com o alinhamento dos coordenadores e dos chefes envolvidos.

Importante: a comunicação pelo Sigadaer é essencial para formalizar os atos. Cada coordenação de Curso tem um fluxo próprio, que deve ser assumido pelo(a) novo(a) coordenador(a). Em geral esta transição não é "automática" e a secretaria da IG (IG-Sec) pode ser acionada no caso de alguma demora. 

Formas de comunicação

São listados os meios de comunicação mais utilizados pelos membros do CGR – Conselho da Pró-Reitoria de Graduação do ITA, qualquer dificuldade favor acionar a Secretaria da Pró-Reitoria de Graduação (IG-Sec):

  1. Lista de email do CGR
  2. Grupo WhatsApp
  3. "CGR Virtual", contendo as ATAS das reuniões, debates, pareceres, votações, materiais compartilhados, legislações, etc.
  4. Conta Sigadaer, Atas aprovadas e documentos oficiais (ex: Catálogo) devem tramitar preferencialmente pelo Sigadaer. A conta de coordenador deve ser transferida logo que a publicação for efetivada.

Documentos e fontes de informações relevantes

  1. Site da Pró-Reitoria de Graduação: www.ita.br/grad 
  2. Informações sobre os Cursos, incluindo PFC: www.ita.br/grad/cursosdagraduacao 
  3. Calendários Escolar e Administrativo, contendo atividades e prazos; www.ita.br/grad/calendario
  4. Catálogo dos cursos de graduação. www.ita.br/grad/catalogo
  5. Legislação
    1. Roca, Rica e Noreg (www.ita.br/adm/legislacao)
    2. Componentes curriculares: Disciplinas, TG, ECS, ACP
    3. Regime escolar: CVAE, justificativa de faltas, revisão de provas (www.ita.br/ig/dae)
    4. Intercâmbios (ver editais)

Eleição

O processo de eleição, ou reeleição, dos coordenadores está sendo migrado para a Pró-Reitoria de Graduação e, tentativamente, há um conjunto de ideias que norteiam o procedimento, resumido, neste documento (Eleição de Coordenadores).