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PFC-C

Programa de Formação Complementar em Engenharia de Controle e Automação (PFC-C)

 

Objetivo

O objetivo do Programa de Formação Complementar (PFC) em Engenharia de Controle e Automação do ITA é proporcionar aos alunos de graduação uma formação complementar, transversal aos cursos de engenharia pré-existentes, que os habilite a trabalhar facilmente como Engenheiros de Controle e Automação, algo que alguns egressos já fazem, mas tendo que complementar consideravelmente sua formação depois de formados ou contratados.

 

Histórico de surgimento

A primeira disciplina de Controle em nível de graduação no Brasil foi ministrada no segundo semestre de 1953 para os alunos do Curso de Engenharia Eletrônica do ITA.

Desde então, diversos Cursos de Engenharia incluíram disciplinas de Controle em seus currículos (atualmente cinco dos seis cursos do ITA têm disciplinas obrigatórias de Controle).

Na década de 1980 a Automação e Sistemas surgiu como uma habilitação da Engenharia Mecânica e o Controle e Automação como ênfase da Engenharia Elétrica. O primeiro curso de Engenharia de Controle e Automação no Brasil foi criado em 1990, sendo que a Engenharia de Controle e Automação foi oficialmente reconhecida como habilitação específica por portaria do então Ministro de Estado da Educação e do Desporto, em 05/12/1994.

O Ranking Universitário Folha de 2018 lista 147 Instituições com Engenharia de Controle e Automação, sendo ainda a Engenharia de Controle e Automação, um dos 10 (dez) Cursos de Engenharia explicitamente avaliados no ENADE.

Em 2017, uma pesquisa informal foi realizada entre os alunos de 1º ELE e 1º COMP para identificar o interesse dos alunos em diferentes propostas de PFCs. Nessa pesquisa, o PFC de Engenharia de Controle foi o que despertou maior interesse entre os alunos, indicando que haveria demanda por esse programa.

No primeiro semestre de 2021, o PFC-C foi aprovado pela Congregação do ITA, iniciando suas atividades no semestre subsequente.

 

Gestão do PFC-C

 

A coordenação do PFC-C é constituída por três professores, cada um indicado por um dos departamentos majoritariamente envolvidos com a temática:

  • IEE-S: Departamento de Sistemas e Controle, Divisão de Engenharia Eletrônica, 
  • IEA-B: Departamento de Mecânica do Voo, Divisão de Engenharia Aeronáutica,
  • IEM-M: Departamento de Mecatrônica, Divisão de Engenharia Mecânica.

Um desses docentes exerce a função de coordenador, em rodízio com prazo de dois anos entre os departamentos.

A comissão atual (Jan/2024) é composta por:

Coordenador: Tecnologista C&T Dr. Wesley Rodrigues de Oliveira (IEM-M) - wesleyro@ita.br

Membro: Prof. Dr. Antônio Bernardo Guimarães Neto (IEA-B) - antonio@ita.br

Membro: Prof. Dr. Renan Lima Pereira (IEE-S) - renanrlp@ita.br

 

Regras para confecção das monografias

 

Uma monografia com duração de 80h deve ser executada sob supervisão de docente. A temática e o supervisor devem ser previamente aprovados pela coordenação do PFC-C. 

A avaliação será feita por uma banca formada pelo supervisor e mais um bacharel em área aedquada à temática, não envolvido com o trabalho diretamente. Será apresentado um relatório escrito com seis a oito páginas, em coluna dupla, fonte tamanho 10, seguindo modelo disponibilizado. Uma apresentação oral com duração máxima de 20 minutos será seguida de arguição pela banca. Em seguida, a ata com o resultado será encaminhada para a coordenação.

 

Listagem de propostas de monografias