Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Aberta seleção para Programa Especial de Doutorado - PE-AERO

O Programa Especial de Doutorado em Novos Conceitos Aeronáuticos e Estruturas Inteligentes (PE-AERO) visa atrair alunos em tempo integral para desenvolver pesquisa em temas relacionados a desafios tecnológicos do setor aeronáutico, vinculados a projetos de P&D do ITA em parceria com a indústria aeronáutica. Entre as empresas envolvidas nos projetos, destacam-se EMBRAER, AKAER, SAAB e BOEING.

Veja o folder de Divulgação do PE-AERO.

O PE-AERO objetiva a formação de doutores com perfil acadêmico-industrial, envolvendo as áreas de aerodinâmica e aeroelasticidade, projeto aeronáutico otimizado, estruturas, mecânica e controle do voo (aeronaves rígidas e flexíveis). O programa tem à disposição um conjunto de bolsas de estudo (CAPES e CNPq) já disponíveis no ITA para implementação imediata.

O PE-AERO é um programa multidisciplinar inserido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica (PG/EAM) e conta com professores das suas diferentes áreas. O aluno que satisfizer aos requisitos para conclusão do curso receberá o título de Doutor em Ciências no programa de pós-graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica e estará submetido à mesma legislação dos outros doutorandos do PG/EAM.

 

Processo Seletivo

O processo seletivo é composto de duas fases:

i.Análise da documentação do candidato.
ii.Avaliação quantitativa de lógica e matemática, padrão GMAT (Graduate Management Admission Test) com 8 questões redigidas em português e 8 em inglês. Esta avaliação será realizada no ITA no dia 30/julho/2015 e terá duração de 1h30min. Os seguintes documentos devem ser enviados para ipp@ita.br até 20/07/2015 (máximo de 10MB): Histórico da graduação e do mestrado; Carta de apresentação (1 página) descrevendo sua experiência prévia em atividades de P&D; Link para Currículo Lattes atualizado.

Observação: Em caráter excepcional, o programa pode aceitar alunos sem título de Mestre, que então ingressarão no Doutorado Direto.

 

Cronograma

Envio da documentação por e-mail: até 20/07/15
Divulgação do resultado da fase i. 27/07/15
Avaliação quantitativa GMAT: 30/07/15
Matrícula e início das aulas: 03/08/15
 

Maiores informações no folder de divulgação do programa.