Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Ações do ITA de prevenção para os alunos contra a COVID-19

Triagem para testagem

No dia 16 de agosto, 128 alunos militares do 1º ano do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de um total de 581estudantes do curso de graduação, se apresentaram para iniciar o curso militar no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica (CPORAer).

Para o regresso destes estudantes, foram disponibilizados ônibus fretados e aeronaves da Força Aérea Brasileira, todos devidamente preparados para transporte de passageiros com as regras de distanciamento social vigentes. Alguns optaram por vir para São José dos Campos por meios próprios

Antes do embarque para São José dos Campos, os alunos passaram por triagem pré-clínica que verificava a apresentação dos sintomas típicos da COVID 19. Chegando em São José dos Campos, foi realizada a desinfeção de suas bagagens e pertences pessoais, bem como foram submetidos à triagem clínica e à realização do teste sorológico do padrão ELISA. Aqueles que reportaram algum sintoma, em um total de 03, passaram pelo teste RT-PCR e foram prontamente isolados. Todos os procedimentos conforme recomendações da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA).

No total, vinte e um (21) alunos apresentaram alterações nos testes ELISA, treze (13) positivos e oito (08) indeterminados, e foram prontamente submetidos ao período de isolamento padronizado pelo protocolo da DIRSA. Os com resultado indefinido estão cada um em um quarto e os com resultado positivo alojados em dupla.

Segundo informou a Capitão Médica Rafaela Carolina Ferreira de Sousa Coelho, do Esquadrão de Saúde de São José dos Campos, “É sabido que a imunoglobulina (IGA), depois de exposição ao patógeno, demora, em média, sete dias para ter seu aparecimento na corrente sanguínea. Sendo assim, deduz-se que estas pessoas não se contaminaram no percurso de retorno ou no campus do DCTA, pois no decorrer de algumas horas não há tempo hábil para este anticorpo se apresentar nos testes”.

Os estudantes detectados pelos testes permanecerão em isolamento pelo período mínimo de 14 dias, sendo acompanhados por equipe médica e psicológica, diariamente. Todas as refeições serão realizadas no interior dos apartamentos, sempre com espaçamento superior ao determinado pelas orientações em vigor.

Aqueles que passaram pelos exames e foram liberados, terão sua rotina mantida junto ao Curso de Preparação de Oficiais da Reserva e as aulas em ambiente virtual do ITA.

Como uma medida protetiva adicional, os estudantes permanecerão no interior do Campus do DCTA, não tendo suas saídas liberadas, até novas orientações.

As aulas do CPORAer possíveis de migrarem para o ambiente virtual serão ministradas desta forma. As instruções militares, entretanto, necessitam ser presenciais e são condição necessária ao cumprimento da formação no curso de Oficial da Reserva da FAB, parte integrante da progressão acadêmica e militar dos alunos, sempre com o atendimento aos protocolos previstos.

“O ITA e o CPORAer, com o apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), continuarão fazendo o acompanhamento contínuo dos estudantes, seguindo as orientações dos órgãos de saúde, as medidas protetivas e o apoio médico hospitalar necessário para a manutenção da segurança sanitária no interior do campus”, afirmou o Reitor do ITA, Prof Dr Anderson Ribeiro Correia.

 

Texto: Cap Fábio Cox - ITA

Fotos: Sarg Roberto - DCTA