Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

A internacionalização de estudantes no ITA

A internacionalização universitária acontece por meio do intercâmbio de professores e estudantes. Desde 2013, o ITA recebe cada vez mais estrangeiros nos cursos de mestrado e doutorado, proporcionando um ambiente acadêmico globalizado.

No total, o ITA já recebeu nesses últimos quatro anos, 35 estudantes estrangeiros de Mestrado e 33 de Doutorado, além de 15 pesquisadores visitantes. A diversidade cultural é ampla, e entre as nacionalidades, a instituição já recebeu alunos de nove países da Europa, oito da América Latina, quatro da Ásia, dois da América do Norte e um da África.

Atualmente, são quatro alunos mestrandos do curso de Engenharia Aeronáutica e Mecânica e cinco doutorandos, variando os cursos de Ciências e Tecnologias Espaciais, Engenharia Eletrônica e Computação e também Engenharia Aeronáutica e Mecânica.

Da Nigéria, Olumide Mayowa Makinde atravessou o Oceano Atlântico para estudar no ITA e cursar doutorado em Engenharia Mecânica. “O ITA é uma grande instituição, que bastante muito o aluno a aprender e pesquisar muito. As pessoas são maravilhosas, o país, a cidade são muito bonitos. O ambiente é excelente para estudar”, relata o nigeriano.

Além do enriquecimento acadêmico e intercâmbio cultural, a internacionalização de alunos proporciona um amplo desenvolvimento de pesquisas. De acordo com o Prof. Anderson Ribeiro Correia, reitor da instituição, esse acolhimento de estrangeiros é fundamental para reforçar o perfil global de tecnologia do ITA.

“Com a internacionalização de alunos, mantemos nacionalmente e expandimos internacionalmente o reconhecimento do ITA como referência e excelência de ensino, pesquisa e extensão. Somos uma instituição aberta à experimentação, comprometida com a educação e inovação e acima de tudo, reconhecida pelo alto nível de pesquisa”, finaliza o reitor.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – ITA