Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ARTIGO DO ITA É TOP 100 NA SCIENTIFIC REPORT DO GRUPO NATURE

Anualmente, a Scientific Reports destaca os artigos Top100 (100 mais lidos) de cada ano por área. Em 2017, foram publicados mais de 3.000 artigos de Física pela revista. O artigo “Deposition of topological silicene, germanene and stanene on graphene-covered SiC substrates”, do Grupo de Materiais Semicondutores e Nanotecnologia (GMSN) do ITA, ficou entre os Top100 de 2017 (https://www.nature.com/collections/lbnlhhghdx/content/76-100 ).

Os materiais chamados de isolantes topológicos atualmente têm causado alto impacto na Física da Matéria Condensada. O prêmio Nobel de Física de 2016 agraciou estudos pioneiros sobre o papel da topologia nas propriedades de sistemas eletrônicos, teoria fundamental para o entendimento destes materiais. Considerado o novo estado da matéria, este tipo de sistema tem a característica de ser isolante internamente e metálico na sua superfície. Os estudos de isolantes topológicos ainda são um desafio e, essa pesquisa, contribui principalmente em indicar um possível caminho para a  fabricação de tais materiais em larga escala.

Além do interesse para ciência básica, estes sistemas podem ter inúmeras aplicações tecnológicas, podendo ser aplicadas nas indústrias aeroespaciais e segurança, por exemplo. “Com novos dispositivos, tudo avança inclusive a indústria aeroespacial. Vislumbra-se o desenvolvimento de satélites melhores, detectores para mísseis etc. Já com relação à segurança, destaca-se o avanço da computação quântica e sua aplicação em criptografia”, explica a professora Lara Kühl Teles, coordenadora do grupo.

O trabalho foi realizado pelo pós-doc Filipe Matusalém em coautoria com o então estudante de graduação-mestrado Daniel S. Koda, com a Prof.ª Dr.ª Lara Kühl Teles e Prof. Dr. Marcelo Marques, integrantes do GMSN, e o Prof. Dr. Friedhelm Bechstedt da Universidade de Jena, Alemanha.  A posição nos 100 artigos mais lidos é uma conquista extraordinária e destaca a relevância da pesquisa na comunidade acadêmica. O artigo, publicado em meados de novembro, conseguiu a relevância em menos de 2 meses, o que ressalta sua importância.

 

Fonte: Divisão de Comunicação Social

 

Publicado em 25 de junho de 2018.