Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Aula Magna dá início a mais um ano letivo no ITA

Engenheiro Luís Carlos Affonso apresentou ao público discussões sobre desafios da Engenharia no futuro

 

Publicado em 13/03/2024 - 15h00

 

No dia 04 de março de 2024, teve início oficialmente, o ano letivo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com a realização da tradicional Aula Magna que aconteceu no Auditório Professor Francisco Antonio Lacaz Netto, localizado no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). Durante a cerimônia, foram feitas homenagens aos alunos e docentes que mais se destacaram no ano passado, além de ter sido proferida uma palestra pelo Vice-Presidente de Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico da Embraer, o Engenheiro Luís Carlos Affonso.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e estiveram presentes o Ex-Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Xavier Ferolla, o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, o Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, a Vice-Reitoria, Professora Doutora Emilia Villani, o Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Chamon, entre outras autoridades civis, militares, professores, alunos e empresas do setor aeroespacial.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Medeiros, se dirigiu aos alunos de graduação que acompanhavam a Aula Magna, reforçando a importância do ITA à Força Aérea Brasileira (FAB) e ao Brasil. “Nós temos, há mais de 70 anos, dois eixos estruturantes que garantem o sucesso não só do ITA, mas de toda a área de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAB: ensino e pesquisa. Então, que vocês busquem conhecimento, porque o voo do homem através da vida é sustentado pelo conhecimento”, afirmou.

Durante a Aula Magna, o Engenheiro Luís Carlos Affonso traçou um paralelo entre o ITA, a Embraer e o futuro da Engenharia Aeronáutica, utilizando contextos históricos que abordam desde os ideais do Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador do ITA e do DCTA, até a referência visionária de Ozires Silva, fundador da Embraer. Discorreu também sobre a projeção do futuro, abordando temas como inteligência artificial, aeronaves elétricas e autônomas, além de outras tecnologias disruptivas.

O palestrante, Engenheiro Aeronáutico, formado pelo ITA na Turma de 82, também enalteceu as conquistas da Embraer nos últimos 55 anos, como o expressivo número de aeronaves certificadas e o sucesso do Programa de Especialização em Engenharia Aeronáutica (PEE) em parceria com o Instituto. “Os estudantes de hoje estão em um momento único, em que o mundo está mudando. Espero ter conseguido conectá-los para que percebam como o trabalho como Engenheiros é apaixonante e pode deixar marcas na história”, apontou. 

O Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Lorenzi, também salientou o impacto positivo da educação na construção da identidade destes estudantes. “Esta Aula Magna denota, também, a importância que todos nós temos para que a formação desses alunos contribua para que se tornem não somente Engenheiros, Mestres e Doutores, mas, também, homens e mulheres que venham a contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de nossa Sociedade”, disse.

HOMENAGENS

Foram entregues dez prêmios aos estudantes e professores de graduação do ITA que mais se destacaram no ano passado. O Professor Doutor Karl Heinz Kienitz, da Divisão de Engenharia Eletrônica, recebeu a Láurea Casimiro Montenegro Filho, que destaca os docentes que desenvolvem e utilizam práticas e abordagens pedagógicas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. A outorga da homenagem foi realizada pela Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMC)

A Láurea Lacaz Netto foi concedida ao formando e à professora orientadora que realizaram o melhor Trabalho de Graduação. A entrega do reconhecimento foi feita ao Engenheiro de Computação Guilherme Goulart Kowalczuk e à Professora Doutora Denise Beatriz Ferrari pelo Diretor-Geral da Litoral Engenharia e Desenvolvimento, Aguinaldo Mendes da Silva. O Prêmio Octávio Barbosa da Silva, destinado ao melhor formando do curso de Engenharia Civil-Aeronáutica, também foi destinado pela empresa Litoral Engenharia e Desenvolvimento. Fez jus a honraria e recebeu a premiação o Engenheiro Vítor Silva Carvalho Lyra.

Neste ano, o Prêmio Engenharia Aeroespacial foi destinado ao Engenheiro Gabriel Meisler, melhor aluno do curso em 2023, e a entrega da homenagem feita pelo Diretor da SIATT, Carlos Alberto Carvalho.

Os prêmios Professor René Marie Vandaele, Richard Robert Wallauschek e Professor Fernando Pessoa Rebello foram entregues pelo Vice-Presidente e Engenheiro Chefe da Embraer, Henrique Langenegger, ao Engenheiro Aeronáutico Henrique Peruchi Zanca, à Engenheira Eletrônica Rina Chen Carvalho e ao Engenheiro Mecânico-Aeronáutico Gustavo Vinícius Fernandes Cunha, respectivamente, por terem sido os melhores formandos de cada uma de suas especialidades.

O 1º Tenente Engenheiro Thiago Lopes de Araújo recebeu três prêmios: o de melhor formando do curso de Engenharia da Computação, oferecido pela empresa BPL – Business Propulsion Lab e entregue por um dos sócios, Luciano Humberto Lampi, o Prêmio Boeing, conferido pelo Gerente Sênior do Centro de Engenharia da Boeing de São José dos Campos, Marcelo Villar, e o Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa, concedido por ter sido o primeiro colocado geral do curso de graduação em Engenharia do ITA.

“A resiliência foi um dos fatores mais marcantes da minha trajetória no ITA, a motivação quase sem fim de enfrentar cada desafio que apareceu, e esse é o meu conselho aos novos alunos, que não desistam, que se lembrem de seus propósitos e do esforço desempenhado no momento de prestar o vestibular”, aconselhou o Tenente Thiago Lopes. “Eu me recordo de quando assisti minha primeira aula magna e naquele momento pensei na gratidão em estar entre os melhores da turma, e agora, com os resultados divulgados, é a concretização de um sonho”, concluiu.

 

Fonte: ITA

Foto: ITA