Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

CCM apresenta resultados de 2022

Entre os destaques estão processos de patente e parcerias

 

Publicado em 17/04/2023 – 13h33

 

Representantes do Centro de Competência em Manufatura (CCM) apresentaram no início do último mês os resultados obtidos pelo laboratório em 2022. O Encontro periódico com a Reitoria do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) tem o objetivo de atualizar as conquistas já realizadas e projetar novas metas.

Participaram do encontro o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, e representantes do Conselho de Professores que compõem o CCM. Na análise do Reitor, “os resultados apontaram que os números gerais acumulados evidenciam a busca constante do CCM pelo equilíbrio entre os indicadores de Ensino, Pesquisa e Extensão”.

Entre os destaques do ano, foi apresentada a evolução da Unidade EMBRAPII em Transmissão de Potência, assim como a tratativa de extensão da cooperação confirmada em fevereiro com o Instituto Fraunhofer IPK, localizado em Berlim, na Alemanha. Os destaques ainda incluíram o andamento dos processos de patente, como a concedida ao projeto AGE que desenvolve um estudo inovador para construção de reservatórios industriais. Na mesma linha de atuação de automação, celebrou-se os dois “Prêmios Inventor Petrobras 2022”, concedidos aos colaboradores Carlos Eguti, Wesley Rodrigues, Wilson Lara Jr. e Ulisses Canuto.

Apenas no ano de 2022, foram 25 disciplinas ministradas pelos colaboradores do CCM entre cursos de graduação e pós-graduação com 16 trabalhos de conclusão dos cursos, assim como 26 publicações em periódicos internacionais indexados ou anais de congressos de relevância das áreas de atuação do laboratório. O CCM também registrou a execução vigente de 16 projetos de pesquisa e inovação, que abrangem o amplo número de 79 parceiros industriais.

A expectativa para 2023 é sustentada pela prospecção atual de outros 23 projetos de pesquisa, particularmente associados à Manufatura Avançada, Mobilidade Elétrica e Energia Renovável, que poderão prover a base para a formação de novos engenheiros, mestres e doutores pelo ITA. A atuação extensiva do CCM registrou, por fim, a importância da expansão física das instalações do laboratório, para viabilizar a continuidade das linhas temáticas que fomentaram os resultados acumulados até 2022.

 

Fonte: ITA

Foto: ITA

Edição: ITA

Revisão: ACS-DCTA