Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Marco Antonio Cecchini é Cidadão Joseense

Professor Cecchini

A Câmara Municipal outorgou ontem, em sessão solene, o título de Cidadão Joseense ao professor e doutor em Química, Marco Antonio Guglielmo Cecchini.

A honraria foi concedida em 13 de agosto de 2014 pela presidente da Câmara e pelo vereador Shakespeare Carvalho (PRB).

Estiveram presentes à cerimônia o prefeito Carlinhos Almeida, que integrou a Mesa de Trabalhos. Também compuseram a Mesa o professor Fernando Toshinori Sakane, vice-reitor do ITA; o vereador Shakespeare Carvalho; o Tenente Brigadeiro Sérgio Ferola; o Brigadeiro Hugo de Oliveira Piva; o pró-reitor de graduação do ITA, professor Alberto Adade Filho e o presidente do Conselho do IPPLAN, Satoshi Yokota.

O professor Adade e o prefeito Carlinhos Almeida fizeram uso da palavra destacando a importância do professor Cecchini na história de São José dos Campos, em particular no episódio em que, no período da ditadura, 21 alunos do ITA não conseguiram receber seus diplomas e foram desligados do Instituto praticamente no final do curso. O professor Cecchini teve participação ativa na concessão de 20 dos 21 diplomas aos respectivos alunos. Apenas um não recebeu o diploma à época em razão de seu falecimento.

“Também foi, por meio do professor Cecchini, como reitor do ITA, que o Congresso Nacional incluiu o Instituto como unidade autônoma no orçamento da União nos anos de 1962 a 1965”, destacou o professor Adade.

O chefe de gabinete da presidência da Câmara, Sérgio Werneck, também falou sobre o homenageado, ressaltando a brilhante atuação profissional e social do professor Cecchini. Para todos os que se pronunciaram, não há dúvidas de que “a outorga do título é uma justa homenagem a um homem de grande valor”.

Fonte: Câmara Municipal de São José dos Campos