Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Duília de Melo abre o 12º Encontro de Física do ITA

Acontece essa semana, a 12ª edição do Encontro de Física do ITA. O evento tem por objetivo reunir estudantes em final de graduação e pós-graduação em física e engenharia, de diversas instituições do país e professores do Departamento de Física do ITA, estimulando o intercâmbio científico e a troca de conhecimento.

Esse ano, o encontro que conta com 80 inscritos, de 15 universidades distintas, e enfatiza as áreas de: Física Atômica e Molecular; Dinâmica Não-Linear e Sistemas Complexos; Física Nuclear e Física de Plasmas. As atividades são ministradas por docentes do curso de pós-graduação de Física do ITA, pesquisadores do Instituto de Estudos Avançados (IEAV) e do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE).

A palestra de abertura foi realizada pela astrônoma Duília de Melo, conhecida como a Mulher das Estrelas, que é vice-reitora da Universidade Católica de Washington (EUA) e colabora com o Goddard Space Flight Center da NASA.

O evento também abordou a presença feminina nas áreas de Exatas. Para Duília, o EFITA é um encontro relevante e com trabalhos de alto nível, além de ser uma oportunidade importante de interação entre universidades de diversos estados. “Gostei muito de ter participado do evento, também achei interessante o tema de mulheres nas ciências, já que aborda um assunto que precisa ser tratado: a falta de mulheres nas carreiras cientificas. Achei a iniciativa excelente”, completa.

 

Fonte: Divisão de Comunicação Social

 

Publicado em 5 de julho de 2018.