Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Firmado Memorando de Entendimento entre IAOp e ITA

No último dia 24 de maio, foi firmado o Memorando de Entendimento entre o Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O ato solene, que ocorreu no Gabinete do Comandante da Aeronáutica, contou com a presença do Exmo. Sr. Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, dos Oficiais-Generais do Alto Comando e do Chefe da Subchefia de Avaliação e Doutrina do COMPREP.

O documento foi assinado pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, e pelo Diretor do IAOp, Tenente-Coronel Aviador Luciano Barbosa Magalhães, além das assinaturas do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, e do Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, que aprovaram o acordo.

O objeto do presente documento é o estabelecimento de parceria acadêmica e técnico-científico entre IAOp e ITA, nas áreas de Aplicações Operacionais, visando o desenvolvimento Institucional de ambas as organizações. Por meio de ações, projetos e programas, serão implementadas atividades em conjunto nas áreas de ensino, pesquisa e extensão; promoção de eventos voltados para assuntos de interesse do IAOp e ITA; promoção de publicações conjuntas além de intercâmbio de informações e recursos humanos, dentre outras ações voltadas para o fomento e a disseminação do conhecimento e uso aprimorado dos recursos materiais disponíveis nas duas Instituições.

“Esse acordo firmado entre o IAOp e o ITA é fundamental para o desenvolvimento operacional da Força Aérea Brasileira e é também de suma importância uma vez que torna institucional as atividades e projetos realizados entre as organizações”, destacou o Comandante da Aeronáutica.

O Tenente-Brigadeiro Rossato acrescentou: “Lembro-me do dia em que decidimos criar o IAOp, em 2013, o qual foi idealizado para suprir a carência de conhecimentos e atividades nas áreas de Guerra Eletrônica, Análise Operacional, Comando e Controle e Sistema de Armas. Com base em outros institutos semelhantes ao IAOp e existentes em outros países, pensamos em um efetivo de cerca de 120 militares.”

A assinatura é resultado do esforço conjunto do IAOp e ITA, a fim de promover de forma eficiente a formação e aplicação de recursos humanos de alta qualidade, que sejam geradores de produtos e assimetria positiva para o desenvolvimento contínuo da Força Aérea e do Brasil.

 

Fonte: IAOp

Publicado em: 11 de junho de 2018