Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Formatura da Pós-Graduação do ITA comemora 60 anos de criação

Publicado em 21/06/2021 – 16h57min

 

Na cerimônia, foram outorgados diplomas a 395 formandos

 

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, na última sexta-feira (18), a formatura dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, oportunidade em que também celebrou os 60 anos da Pós-Graduação do Instituto. Na data, 395 formandos, das turmas de 2020 e 2021, receberam, virtualmente, o diploma de conclusão dos cursos de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado.

A cerimônia, realizada em modelo híbrido, ou seja, presencial e virtualmente, como medida de segurança sanitária, contou com a presença do Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Major-Brigadeiro Jefson Borges, do Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, do Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, que compuseram a mesa solene, juntamente, com o Vice-Presidente de Engenharia, Tecnologia e Estratégia Corporativa da Embraer, Luís Carlos Affonso, e o Pró-reitor de Pós-Graduação do ITA, Professor Pedro Teixeira Lacava. O evento foi assistido, ainda, por Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores das organizações militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), além de dirigentes do Instituto.

O início dos cursos de Pós-Graduação do ITA, em 1961, marcou não apenas a implantação, no Brasil, da Pós-Graduação em Engenharia, como introduziu o modelo de Mestrado que veio a ser adotado por outras instituições, tendo conferido o primeiro título de Mestre, em 1963, e o primeiro título de Doutor, em 1970. Até a presente data, o ITA formou 3.241 mestres, sendo 351 militares; 841 doutores, entre eles 47 militares; e 1.303 mestres profissionais, dos quais 46 são militares. Encontram-se, atualmente, matriculados 454 alunos de mestrado, 381 alunos de doutorado, 189 alunos de mestrado profissional, 22 alunos em disciplina isolada e 379 alunos na modalidade aluno especial.

Os seguintes programas de Pós-Graduação, nos cursos de Mestrado e Doutorado, são oferecidos pelo ITA: Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Engenharia Eletrônica e Computação, Física, Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Ciências e Tecnologias Espaciais e Pesquisa Operacional. Existe, ainda, um programa de Mestrado Profissional, em Aplicações Operacionais, nas áreas de Engenharia Aeronáutica e Mecânica, de Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada e de Computação Aeronáutica, esse último aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2020, que estão inseridos nos programas regulares e abrangem as áreas de Guerra Eletrônica, Comando e Controle, Sistema de Armas e Análise Operacional, aplicados ao Comando da Aeronáutica (COMAER) e outras Forças Armadas.

Durante a cerimônia, o Professor Anderson Correia destacou a parceria com a Embraer no Programa de Especialização em Engenharia da Embraer (PEE), que comemorou duas décadas neste ano. Dessa forma, foi entregue ao sr. Luís Carlos Affonso uma placa comemorativa, como forma de registrar a importante marca. O executivo agradeceu pela homenagem e informou que o PEE é uma parte integral da estratégia de recrutamento e formação de engenheiros para a empresa e que 30% das equipes que, atualmente, estão envolvidas em projetos da Embraer são oriundas do Programa, o que prova o grande sucesso da parceria.

Foram realizadas homenagens, também, ao DCTA pelo apoio, nos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais (CTE), realizado em parceria com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Instituto de Estudos Avançados (IEAV) e ao EMAER, em reconhecimento ao suporte da Força Aérea Brasileira (FAB) à Pós-Graduação do ITA e aos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO).

O Reitor do ITA finalizou o evento agradecendo à FAB, ao DCTA, à Embraer e à Pró-Reitoria de Pós-Graduação pelo apoio ao Instituto e pela ajuda na manutenção do sonho do Marechal Casimiro Montenegro Filho em formar técnicos competentes e cidadãos conscientes para a sociedade.

A transmissão online da cerimônia, que pode ser conferida no link: www.youtube.com/watch?v=NpvOHzSk8iw, apresenta, até o momento, 3057 visualizações.

 

Fonte: ITA

Edição: DCS/ITA

Revisão: ACS/DCTA

Fotos: ITA