Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

IPR inaugura galeria de Pró-Reitores

Espaço mantém viva a história com profissionais que já passaram pelo cargo

 

Publicado em 14/02/2024 - 15h27

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Relacionamento Institucional do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) inaugurou, no dia 23 de janeiro, a galeria com os Pró-Reitores que já exerceram a função desde que ela foi criada, em 2003. O espaço é aberto à visitação e foi criado para manter viva a história e as conquistas daqueles que atuaram no cargo ao longo dos últimos anos.

O novo Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, acompanhou a cerimônia junto do então Reitor, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia e da Pró-Reitora da IPR, Professora Doutora Maryangela Geimba de Lima, que deixa o cargo para a assunção do Professor Doutor Maurício Vicente Donadon. Também participaram do ato servidores, colaboradores, professores e pesquisadores.

Com maior tempo de atuação na função, num comparativo com os demais que já exerceram a atividade, Maryangela apresentou um balanço da sua gestão e agradeceu aos que a antecederam. “Por aqui passaram professores, Oficiais-Generais e até profissionais externos ao ITA, e hoje temos a oportunidade de registrar essa história que é baseada em um forte empenho em prol do desenvolvimento e da inovação”, disse.

O Primeiro a ocupar a posição, o Professor Doutor Eugênio Vertamatti, traçou um paralelo com a realidade que se apresenta duas décadas depois de assumir a função. “Eu fico contente de ver que, lá no comecinho, com muitas dificuldades, foi possível semear, para que outros viessem regando e fertilizando, fazendo crescer essa Pró-Reitoria que dá frutos com um papel fundamental para o progresso da educação e da pesquisa”, apontou.

O novo Reitor, Professor Doutor Lorenzi, celebrou os mais de 20 anos de atuação da IPR. “Eu acredito que somos o resultado da contribuição de cada gestão já atuou por aqui. Parabenizo a todos que já passaram pela IPR, pela contribuição ao ITA e ao país”, celebrou.

IPR

Criada em 2003, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Relacionamento Institucional do ITA é constituída de três Divisões: a Divisão de Relacionamento Institucional (IPR-RI), a quem compete a supervisão e coordenação dos programas de cooperação com entidades externas ao ITA, a Divisão de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (IPR-PDI), responsável, basicamente, pela supervisão e controle dos projetos de pesquisa com empresas, órgãos de fomento, entre outros, e a Divisão de Inovação e Propriedade Intelectual (IPR-IPI), responsável pelos processos de proteção da propriedade intelectual e de ações visando a disseminação da cultura da inovação em nossa instituições.

É, inclusive, a responsável por formalizar colaborações internacionais envolvendo o Instituto, tendo hoje parcerias com instituições nos continentes Americano, Asiático e Europeu. Também teve uma atuação essencial na realização do Space Studies Program, considerado o mais importante e abrangente programa de treinamento da área espacial no mundo, que pela primeira vez aconteceu no Brasil, em 2023, em uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o ITA e a Prefeitura de São José dos Campos.

 

Fonte: ITA

Foto: ITA