Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA abre as inscrições para o Vestibular 2024

Provas irão acontecer em 25 cidades brasileiras para vestibulandos que concorrerão a 150 vagas

 

Publicado em 02/06/2023 – 12h30

 

Foram abertas nesta sexta-feira (2) as inscrições para o Vestibular 2024 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP). Período de candidatura segue disponível até 15 de julho.

Para este concurso serão disponibilizadas 150 vagas. Entre elas, 114 para alunos da reserva (civis) e 36 para alunos da ativa (que desejam seguir a carreira militar). Para se inscrever, o candidato deve acessar a página oficial do concurso, preencher o Requerimento de Inscrição (RI) e recolher taxa no valor de R$ 195.

Os prazos para pedido de isenção da taxa se encerraram no dia 20 de maio. Podem participar do vestibular jovens de ambos os sexos, brasileiros, com até 23 anos ao final de 2023 e que tenham concluído ou estão em fase de conclusão do Ensino Médio. Alunos que ainda estiverem cursando o 1° e 2° anos do Ensino Médio poderão se inscrever no processo seletivo do ITA na modalidade de treineiro e poderão participar das duas primeiras fases.

ETAPAS

O Vestibular ITA acontece em três etapas. As duas primeiras compreendem os Exames de Escolaridade e a terceira é a Inspeção de Saúde.

Candidatos que optaram pela opção de reservista (civil) e foram aprovados no Exame de Escolaridade (1ª e 2ª fases), mas reprovados na avaliação de saúde, poderão solicitar a autorização do Comandante da Aeronáutica para receberem dispensa do Curso de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER).

O candidato nessa condição será avaliado por uma Equipe Multidisciplinar que vai analisar o caso - com vistas ao projeto pedagógico do ITA – para validar ou não as condições do candidato diante das exigências, para o cumprimento de todas as atividades escolares da instituição. A decisão final, sobre a dispensa do candidato para cursar o CPORAER cabe ao Comandante da Aeronáutica.

LOCAIS DE PROVA

O vestibular será aplicado em 25 cidades entre capitais e regiões metropolitanas de todo o Brasil. O Vestibular ITA-2023 foi aplicado em 24 cidades do território brasileiro, mas esse ano foi acrescentada a localidade de Florianópolis, dando aos candidatos paranaenses, mais uma opção para fazer as provas da primeira e segunda fase. Somente a terceira fase, que é a Inspeção de Saúde, acontece obrigatoriamente no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).

SOBRE OS CURSOS

Os cursos disponíveis são: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia da Computação, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica-Aeronáutica.

 

Fonte: ITA

Foto: ITA