Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA assina acordo com Telecom Paris

Publicado em 04/05/2021 – 16h18min

 

Nova cooperação possibilitará o duplo diploma para alunos das duas instituições

 

Na tarde de 04 de maio, em cerimônia virtual, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) firmou acordo de Cooperação Acadêmica e Científica, vigente até 2026, com a Telecom Paris, uma das mais prestigiadas Grandes Écoles de Engenharia da França.

As Grandes Écoles podem ser públicas ou privadas e oferecem formações com objetivo profissional específico, desenvolvendo nos alunos um nível de excelência relevante às necessidades do mundo empresarial. Diferenciam-se, ainda, das universidades, por serem geralmente menores, o que possibilita uma interação mais próxima entre estudante e corpo docente, e por contarem com uma seleção mais rígida.

A Telecom Paris é uma das melhores escolas de engenharia da França, sendo membro fundadora do Institut Mines Télécom e do Institut Polytechnique de Paris. Em 2020, conforme o ranking da THE (Times Higher Education), publicação britânica considerada uma das principais classificações educacionais do mundo, foi considerada a 2ª melhor escola de Engenharia da França.

O acordo internacional, que está alinhado ao Programa Institucional de Internacionalização do ITA e, particularmente, ao programa da CAPES/BRAFITEC, no campo da formação de engenheiros e no âmbito da cooperação franco-brasileira, se compromete a reconhecer a validade acadêmica dos cursos concluídos com sucesso pelos alunos das duas instituições. O acordo ainda prevê atividades de extensão e de estágio e certificado de dupla diplomação para alunos de graduação e pós- graduação, de ambas as instituições, em temas de pesquisa e de inovação, nas áreas das ciências, da engenharia e da gestão.

O Diretor das Relações Internacionais da Telecom Paris, Doutor Jean-François Naviner, destacou que “o ITA é uma instituição de grande prestígio no Brasil, conhecida pela excelência da sua formação, pela elevada seletividade e pela qualidade dos engenheiros e cientistas que produz. Estabelecendo tal colaboração, formaremos juntos engenheiros ainda melhores com diferentes abordagens e diferentes culturas, prontos para enfrentar os desafios científicos atuais e futuros para uma sociedade e economia que respeitem as pessoas e seu meio ambiente”. Por sua vez, o Reitor do ITA, Professor Anderson, afirmou que “a parceria com instituições internacionais de alto nível, como a Telecom Paris, propicia um incremento na busca constante pela qualidade de ensino da nossa escola, o reconhecimento internacional do Instituto e um rico intercâmbio entre alunos”.

A cerimônia contou com as participações do reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, do Pró-Reitor de Pós-Graduação, Professor Doutor Pedro Teixeira Lacava, da Pró-Reitora de Pesquisa e Relacionamento Institucional, Professora Doutora Maryangela Geimba de Lima, do Pró-Reitor de Graduação, Professor Doutor Flávio Mendes Neto, do Chefe da Divisão de Eletrônica, Professor Doutor Karl Kienitiz, e do Professor Osamu Saotome, também da Divisão de Eletrônica. Remotamente, representando a Telecom Paris, participaram o Diretor da Instituição, Professor Nicolas Glady, Diretor das Relações Internacionais, Doutor Jean-François Naviner, e Chefe do Departamento de Comunicações e Eletrônica, Professor Doutor Bruno Thédrez.

Para o motivador da cooperação e principal elo entre ITA e Telecom Paris, Professor Osamu Saotome, “o presente acordo de duplo diploma com a renomada escola Telecom Paris sinaliza o início de uma cooperação frutífera, nas áreas de Eletrônica e Computação, inaugurando o intercâmbio de estudantes, entre as duas instituições, e outras atividades tecnológicas associadas.”

 

Fonte: ITA

Edição: DCS/ITA

Revisão: ACS/DCTA

Fotos: ITA