Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA celebra aniversário de 71 anos

Publicado em 24/05/2021 – 17h08min

Atualizado em 24/05/2021 – 17h50min

 

Ministro Ozires Silva é destaque em cerimônia de aniversário do Instituto

 

No dia 20 de maio, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou cerimônia festiva para celebrar os 71 anos de sua criação. Na comemoração, restrita a poucos convidados e transmitida simultaneamente pela internet por conta da pandemia de COVID-19, estiveram presentes o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, oficiais generais, comandantes, chefes e diretores das organizações militares da Aeronáutica em São José dos Campos, representantes de empresas parceiras e da Prefeitura Municipal, além de dirigentes do Instituto.

O evento iniciou com uma mensagem do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, transmitida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, destacando os feitos realizados pelo ITA durante suas sete décadas de existência, os quais possibilitaram a transformação da instituição em uma referência internacional na formação de engenheiros do mais alto nível.

Em seguida, foi apresentada a temática escolhida para a comemoração do 71º aniversário, a diplomação do Ministro Ozires Silva como Doutor Honoris Causa pelo ITA neste ano em que completou 90 anos de vida. O título honorífico é outorgado pelo Instituto a pessoas que tenham se destacado por sua virtude, mérito, pelo alto nível de reconhecimento profissional e pela realização de feitos significativos. Durante a cerimônia, foram exibidos vídeos com o momento da entrega do diploma, realizada em 19 de abril, pelas mãos do Diretor-Geral do DCTA e do Reitor do ITA; e com declarações do presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, e do colega de turma de graduação, Engenheiro Cláudio Câmara.

Como surpresa e presente de aniversário, foi proporcionado aos convidados conhecer uma canção feita em homenagem ao Instituto, música dos 1º Sargentos Músicos André Luiz Jesus dos Santos e Leandro Otávio da Rosa, com letra e arranjo do 2º Tenente Músico Betovem Dias, executada pela Banda de Música do DCTA.

Em seguida, foram anunciados os militares agraciados com medalhas por reconhecimento aos bons serviços prestados à Força Aérea Brasileira, durante 30, 20 ou 10 anos, e as homenagens aos militares transferidos para a reserva e aos servidores com mais de 35 anos de serviço dedicados ao ITA. Na sequência, foi exibido um vídeo com mensagem do professor do Departamento de Física, Doutor José Silvério Edmundo Germano, representante dos homenageados com mais de 35 anos de serviço, com o relato de suas atividades desenvolvidas ao longo de todos os anos de colaboração junto ao ITA.

Finalizando a celebração, o Professor Anderson Ribeiro Correia proferiu a Ordem do Dia parabenizando o Instituto pelos seus 71 anos de existência, o que o torna uma das instituições mais antigas em engenharia do país, pioneiro no setor aeroespacial e suporte para criação de entidades como CTA, INPE, Embraer. O reitor informou que o 71º aniversário possibilitava concretizar eventos não realizados em 2020, em virtude da pandemia, e finalizar as festividades dos 70 anos, citando o lançamento do livro comemorativo da instituição, desenvolvido em colaboração com a Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA), e o início da exposição sobre o Instituto, em 06 de junho, no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos-SP. Ainda destacou que o ano de 2021 é marcado por diversas comemorações, como a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao Engenheiro Ozires Silva, os 80 anos da Força Aérea Brasileira, os 60 anos do programa de Pós-Graduação do ITA, os 20 anos do Programa de Especialização em Engenharia ITA-Embraer (PEE), os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) e os 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Espaciais (CTE).

O evento foi transmitido, integralmente, por meio online, e o vídeo completo da cerimônia encontra-se disponível no seguinte link: www.youtube.com/watch?v=3w95PxX5IoE.

Para visualizar algumas imagens do evento, clique no link a seguir: https://cloud.ita.br/s/RG7b9EaQHMn4DdL.

 

Fonte: ITA

Edição: DCS/ITA

Revisão: ACS/DCTA

Fotos: ITA