Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA conta com novo Laboratório de Propulsão Líquida

Publicado em 14/06/2021 – 11h45min

 

LPL possibilitará a realização de pesquisas e de novas cooperações com OMs e empresas

 

No final do mês de abril, foram realizados, no novo Laboratório de Propulsão Líquida (LPL), da Divisão de Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial (IEA), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), testes quentes de sistema de ignição por gás ressonante e, respectivamente, aplicação em câmara de combustão. Com a finalização do novo laboratório, o ITA será capaz de realizar estudos com testes em sistemas de motores foguetes líquidos bi propelentes, que utilizam propelentes criogênicos, como o oxigênio líquido (LOx). No Brasil, o ITA é uma das únicas universidades com capacidade de realizar esse tipo de teste.

O Laboratório, com execução realizada pela empresa Edge of Space (EOS), filiada ao Parque Tecnológico de São José dos Campos, esteve sob a coordenação do Professor Amilcar Porto Pimenta, substituído, após sua aposentadoria, pela Pesquisadora Leila Ribeiro, e contou com a supervisão técnica do Professor Leonardo Henrique Gouvêa e com o apoio administrativo do chefe da IEA, Professor Maurício Vicente Donadon. O novo laboratório é destinado aos estudos de motores foguetes líquidos e seus subsistemas, com infraestrutura preparada para a utilização de propelentes criogênicos como oxigênio líquido, resultado de um projeto Finep – Inovação e Pesquisa, empresa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), junto à Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF).

A finalização do referido projeto, com a entrega do LPL em pleno funcionamento, possibilitará ao ITA a realização de novas pesquisas em propulsão líquida de baixo empuxo, de forma autônoma, além de criar um novo ambiente de cooperação com outras organizações militares e empresas interessadas. Segundo o professor Leonardo Gouvêa, “os testes realizados demostraram, de forma cabal, que o ITA agora dispõe de infraestrutura para a utilização dessa tecnologia, além de provar que uma nova empresa (EOS), filiada ao Parque Tecnológico de São José dos Campos e formada, parcialmente, por ex-alunos de pós-graduação e ex-colaboradores do ITA e IAE, está totalmente capacitada a desenvolver, implantar e realizar testes de sistemas de propulsão de foguetes líquidos com LOx”.

Assista a um dos testes no seguinte link: https://youtu.be/u_bYYyaob78.

 

Fonte: ITA

Edição: DCS/ITA

Revisão: ACS/DCTA

Fotos: ITA