Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA cria Formação Complementar (Minor) em Engenharia Física

O Programa de Formação Complementar (PFC) em Engenharia Física foi criado para estimular os alunos de graduação que apresentam forte vocação para a atividade científica aplicada

A Congregação do ITA aprovou no dia 06/04/2017 a criação do Programa de Formação Complementar (PFC), também conhecido como Minor, em Engenharia Física, voltado para os alunos de graduação do ITA. O conceito de Engenharia Física no ITA vem sendo proposto e discutido desde 2004, por meio de iniciativas de diversos docentes; esse conceito foi reforçado pelas conclusões da Comissão de Planejamento Estratégico do ITA (em 2012) relativas à modernização do ensino no ITA, que incluíam a criação de Minors e a flexibilização da grade curricular dos cursos de graduação; esta última foi implementada até 2016, viabilizando, então, a criação de Minors. A Reitoria e a Pró-Reitoria de Graduação do ITA envidaram esforços continuados para que essa meta se tornasse realidade; o PFC em Engenharia Física, por se encontrar em estágio mais avançado de estruturação, tornou-se o pioneiro no ITA.

 

O PFC, em geral, é de caráter opcional e voltado apenas aos alunos de graduação.

 

O PFC em Engenharia Física, em particular, prevê que um aluno curse com aproveitamento um mínimo de cinco disciplinas, para que faça jus ao respectivo certificado; essas disciplinas são escolhidas livremente pelo aluno, dentro do conjunto de cerca de 42 disciplinas, de graduação e pós-graduação, elencadas pela Coordenação desse PFC, e deverão ser cursadas em obediência às normas dos currículos dos respectivos cursos de graduação, para disciplinas eletivas e extracurriculares. As regras específicas e o conjunto de disciplinas elencadas pelo PFC em Engenharia Física serão divulgados, em breve, na página eletrônica da Pró-Reitoria de Graduação, à qual todos os PFCs estarão subordinados. O formato de um PFC (Minor) em Engenharia Física, proporcionando uma formação transversal ao longo da jornada acadêmica dos alunos de graduação, com envolvimento em disciplinas e atividades de graduação e pós-graduação, é pioneiro no âmbito nacional.

 

Vilson Rosa de Almeida, Coordenador do PFC em Engenharia Física, explica que o Minor deverá estimular os alunos de graduação com forte vocação para a atividade científica aplicada e que anseiam envolvimento futuro em empresas de alta tecnologia, projetos de pesquisa ou cursos de pós-graduação. “A Engenharia Física almeja a formação de profissionais de engenharia com sólido conhecimento científico, voltados para a pesquisa e o desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias, e tem como finalidade, em sua essência e significado, o uso dos conceitos da Física no campo da Engenharia”, afirma Vilson. Esse conceito está plenamente alinhado ao de “Engenheiro de Concepção”, adotado pelo ITA desde a sua fundação, em 1950, para o perfil de seus alunos.

 

Cogita-se a possibilidade de criação futura de outros PFCs como, por exemplo, nas áreas de Engenharia de Sistemas, Engenharia de Inovação, Engenharia de Materiais, e Bioengenharia. Cada PFC adotará estrutura e metodologia adequadas aos seus objetivos e ao perfil de aluno que visa estimular. O PFC em Engenharia Física pode servir de referência para que outros programas similares sejam criados no ITA.

 

Fonte:Divisão de Comunicação Social