Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA e CNPq firmam acordo para implantação de doutorado

O ITA assinou, na última quarta-feira (1), um acordo de cooperação com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a implantação de dez bolsas de doutorado para o programa Doutorado Acadêmico Industrial (DAI).

A proposta é desenvolver projetos que resultem de um período passado pelo aluno em laboratórios e centros de pesquisa de empresas e indústrias privadas ou públicas. Após a elaboração e aprovação do estudo desenvolvido nessa fase inicial (Pré-Doutorado), o aluno é matriculado no curso regular vinculado ao DAI. O diploma dos ingressantes por esse sistema é idêntico ao dos demais alunos que passam pelos processos seletivos tradicionais dos programas de pós-graduação da instituição.

O reitor do ITA, professor doutor Anderson Ribeiro Correia, destaca que “esta parceria é de extrema importância para a contribuição acadêmica no desenvolvimento científico e tecnológico da indústria, pois colabora diretamente com a inovação do parque industrial brasileiro”.

O presidente do CNPq, Mario Neto Borges afirmou ainda que "o acordo com o ITA para o projeto do DAI ganha um destaque especial por trazer a Embraer como a empresa parceira do projeto. Dessa forma, três instituições de reconhecida competência nacional e internacional juntam forças em benefício da inovação no País”.

Fonte: CNPq
Adaptação: Divisão de Comunicação Social - ITA