Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA esteve na Suécia em evento sobre estudos na área da defesa

Membros de projetos do ITA participam de iniciativa que promove pesquisas em operações multidomínio

 

Publicado em 09/10/2023 – 10h30

 

Entre os dias 18 e 21 de setembro, membros de projetos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que contam com alunos de mestrado, doutorado e bolsistas, estiveram em Västervik, na Suécia, para participar do WASP Research Arena for Public Safety (WARA-PS), uma iniciativa que promove pesquisas em operações multidomínio, com atuações no ar, mar, terra, espaço e cibernética, por meio de ambientes de ensaio virtual e também de uma arena física para realização de testes reais, onde são coletados e compartilhados dados de pesquisas com alunos de pós-graduação. Durante o evento, foram adotadas abordagens em cenários para aplicações de estudos em situações de busca e salvamento, vigilância e transporte.

Os alunos do ITA apresentaram dois projetos do Air Domain Study (ADS) que estão em desenvolvimento no Instituto: o Safe Integration of Different Manned and Unmanned Aircraft into Non-segregated Airspace (SIMUA), que estuda a integração segura de aeronaves remotamente pilotadas no espaço aéreo abaixo de 400 pés, sob a perspectiva tanto das tecnologias que devem ser embarcadas nas aeronaves como do gerenciamento do tráfego aéreo; e o Virtual Demonstrator (VD), que pretende criar uma arena comum para que os desenvolvedores possam realizar demonstrações para suas aplicações.

Para o Coordenador Acadêmico de ambos os projetos, Professor Doutor Christopher Shneider Cerqueira, a experiência dos alunos com o conceito de sistema de sistemas e multidomínio é vital para a visão do mundo do futuro. "As tecnologias estão cada vez mais presentes em nossa vida, vivemos hoje a revolução da inteligência artificial que está fazendo profundas mudanças em nossas atividades profissionais e rotineiras. Os sistemas estão cada vez mais integrados, as cidades mais inteligentes e os domínios que antes eram tratados isoladamente agora estão mais conectados. Com a participação neste evento, por meio de um conjunto de casos de uso, os alunos puderam explorar como resolver problemas complexos pensando no todo e não nas partes", apontou.

Ainda segundo o professor, o objetivo do evento foi "explorar soluções que permitam a colaboração entre sistemas autônomos e pessoas em um contexto distribuído, e fornecer recursos para investigação e coleta de dados de modo a orientar e dar suporte aos processos de tomada de decisão". "Os resultados poderão ser aplicados em cenários relacionados com a segurança pública, mas não se limitando apenas a isso. A sinergia da tríplice hélice, composta pela indústria, academia e governo, demonstra que, em um contexto de alta complexidade, que essas iniciativas podem colaborar para impulsionar o progresso científico e tecnológico em um panorama mais amplo", completou.

 

OPORTUNIDADE

Além da participação no WARA-PS, os alunos também vivenciaram um período de imersão na Combitech, empresa de consultoria técnica independente localizada na cidade de Linköping e que faz parte do grupo de defesa e segurança SAAB. Entre os dias 11 e 15 de setembro, os participantes brasileiros puderam interagir com os colaboradores da empresa e participar de reuniões diárias com os desenvolvedores, aprendendo como os recursos são integrados ao Core System, responsável por fornecer uma infraestrutura composta por agentes, serviços e sistemas que suportam a investigação dos sistemas.

A estudante Ariane de Novais, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica do ITA (PG-EAM), destacou que, no contexto do SIMUA, foram realizadas discussões sobre o gerenciamento de tráfego aéreo não tripulado, tendo como área de interesse a região de Florianópolis. “O objetivo foi de evidenciar situações de aplicações e identificar no mapa os deslocamentos com drones que precisarão ser coordenados de forma a evitar colisões. Serão também estimulados por uma aeronave, movimento alheio à coordenação estratégica, que deverá ser capaz de realizar o desconflito tático através da tecnologia de Detect and Avoid”, concluiu.

Neste mesmo sentido, a aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais do ITA (PG-CTE), Jeanne Lima, destaca que o componente de simulação de Virtual Demonstrator permitirá explicar os requisitos e conceitos necessários para explorar um ambiente com muitas aplicações dos pequenos sistemas de aeronaves não tripuladas e operações realizáveis de forma a abordar diferentes aspectos do projeto, ajudando a orientar o processo de investigação e desenvolvimento. “Muitas são as incertezas sobre como garantir a integração dessas aeronaves no espaço aéreo de forma segura, tanto para as outras aeronaves como para as pessoas e infraestruturas no solo, ao mesmo tempo mantendo a privacidade das pessoas e minimizando o impacto ambiental. Por isso, faz-se importante compreender também os fatores contextuais em que se inserem os futuros serviços”, apontou.

Participaram dessa atividade: Ariane de Novais Bezerra Rodrigues, Jeanne Samara dos Santos Lima, Matheus Vieira Carmona Cogo e Moara de Oliveira.

Para o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, atividades de integração entre pesquisadores incrementam o intercâmbio em prol do desenvolvimento tecnológico. “Abordar de forma inovadora os sistemas do domínio aéreo num ambiente de cooperação de pesquisadores e estudantes internacionais, é uma oportunidade de grande enriquecimento acadêmico”, afirmou.

 

Fonte: ITA

Foto: ITA