Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA e TU Hamburgo assinam documento de cooperação

Em cerimônia realizada no ITA em 17.04.2013, o Reitor do ITA, Prof. Carlos Américo Pacheco, e o Presidente da TUHH, Prof.  Garabed Antranikian, assinaram documento de cooperação.

Estiveram presentes o governador da cidade-estado de Hamburgo, Sr. Olaf Scholz, o Cônsul-Geral da Alemanha em São Paulo, Dr. Matthias von Kummer, uma numerosa delegação da maior cidade hanseática alemã, Pró-Reitores e professores do ITA.

Hamburgo abriga o principal Aviation Cluster da Alemanha, no qual a TUHH se destaca por sua competência de pesquisa e desenvolvimento em Sistemas Aeronáuticos, entre outras. Integram o Aviation Cluster de Hamburgo empresas de renome, como Airbus e Lufthansa Technik.

O acordo de cooperação entre as duas instituições de ensino superior visa fortalecer o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como a atuação de pesquisadores em projetos bilaterais.

A assinatura do documento de cooperação celebra e formaliza uma cooperação conduzida há vários anos pelos professores Frank Thielecke, chefe do Instituto de Sistemas Aeronáuticos da TUHH, e Karl Heinz Kienitz, professor do Departamento de Sistemas e Controle do ITA. A formalização da cooperação entra as instituições fortalece o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como a atuação de pesquisadores em projetos bilaterais.

O Presidente da TUHH, Prof. Antranikian, destacou: “Com o documento de colaboração celebrado hoje, a TUHH reforça a sua área de competência Aviation and Maritime Systems de forma sustentável. Através dessa cooperação, o intercâmbio de estudantes e cientistas será intensificado e o setor aeronáutico de Hamburgo se interconecta com a mais importante instituição de pesquisa da emergente indústria aeronáutica brasileira.”

Fonte: Prof Karl Heinz Kienitz