Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA inaugura expansão do Centro Espacial

CEI atua em atividades voltadas ao desenvolvimento de recursos humanos para atividades ligadas ao espaço

 

Publicado em 11/11/2025 - 14h

 

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) inaugurou nesta segunda-feira, 10 de novembro, a segunda fase do Centro Espacial ITA (CEI), laboratório voltado à formação de recursos humanos e ao desenvolvimento de tecnologias para o setor espacial. A expansão contempla novas salas e áreas de trabalho destinadas a professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação em Engenharia.

Inaugurado em 2020, o CEI surgiu a partir do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), iniciativa que busca atender às demandas estratégicas das Forças Armadas e da sociedade brasileira. O ITA foi designado como órgão acadêmico central do programa, sendo responsável, portanto, tanto pela capacitação dos profissionais que atuam em projetos vinculados ao programa, como pelo desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias. O CEI como infraestrutura física exerce papel central nesse processo, possibilitando o avanço das competências técnicas e científicas necessárias ao setor.

Entre os resultados recentes do Centro destacam-se o lançamento de dois satélites desenvolvidos por seus pesquisadores: o ITASAT-1, em 2018, e o Scintillation Prediction Observations Research Task (SPORT), em 2022. Atualmente, o ITA se prepara para as novas missões, a ITASAT-2, uma missão de voo de formação de três satélites com o intuito de coletar medidas in-sito na ionosfera terrestre e de validar tecnologias de geolocalização, e o SelenITA, que deverá orbitar a Lua, sob a égide do acordo Artemis.

O chefe do CEI, Major Aviador Carlos Eduardo de Sá Amaral Oliveira, ressaltou que a nova estrutura permitirá ampliar o escopo das atividades de pesquisa “com espaços dedicados especialmente ao desenvolvimento de projetos e pesquisas na área de operação de sistemas espaciais, como laboratórios de mecânica orbital, controle e estações de solo para comunicação satelitalais”. “Essa nova infraestrutura possibilitará o suporte necessário para o incremento da quantidade de projetos de pesquisa, alunos e pesquisadores apoiados por ferramentas de simulação, sistemas e máquinas de alto desempenho, contribuindo para o desenvolvimento científico e avanços na área espacial”, afirmou.

O espaço também abrigará iniciativas estudantis de destaque em competições e simpósios nacionais e internacionais, como a ITACube, equipe dedicada ao desenvolvimento de nanossatélites, podendo dar suporte também a outras iniciativas como a ITA Rocket Design, voltada à construção de foguetes.

Durante a cerimônia de inauguração, o Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, destacou a relevância da expansão para o fortalecimento do ecossistema aeroespacial brasileiro. “O Centro Espacial ITA é um símbolo do nosso compromisso com a pesquisa, a inovação e a formação de engenheiros preparados para os desafios do futuro. Essa nova etapa reforça o papel do Instituto como protagonista no desenvolvimento científico e tecnológico do país, em especial nas áreas de defesa e espaço”, declarou.

A cerimônia também contou com a presença da Pró-Reitora de Administração do ITA, Coronel Intendente Vivian Santos Gomes, do Pró-Reitor de Pesquisa e Relacionamento Institucional, Professor Doutor Maurício Vicente Donadon, do Chefe do Departamento de Sistemas Aeroespaciais, Professor Doutor Luis Eduardo Vergueiro Loures da Costa, além de alunos e servidores.

 

Fonte: ITA, por Ten Leonardo
Foto: ITA, por Sgt Roberto