Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA realiza 1ª fase do vestibular 2023

Publicado em 19/10/2022 – 09h05min

 

Mais de nove mil candidatos inscritos para realizar o Concurso de Admissão para Graduação em Engenharia do ITA

 

Domingo dia 16 de outubro, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) iniciou o processo de seleção de alunos para os Cursos de Graduação em Engenharia nos seus bancos escolares.

Com o apoio de aproximadamente 650 colaboradores, servidores civis e militares do Instituto e de outras instituições, em 24 cidades de 17 estados das cinco regiões do país, o ITA realizou a primeira fase do Concurso de Admissão ao ITA 2023.

Foram disponibilizadas 150 vagas aos candidatos, sendo 36 para optantes à carreira militar e 114 para os não optantes.

O processo seletivo é realizado em três fases, sendo as duas primeiras compostas de exames de escolaridade.

A Primeira Fase foi realizada com prova em um único dia, com cinco horas de duração, composta por questões objetivas de matemática, física, química, português e inglês.

A próxima fase (2ª) será realizada em dois dias com questões dissertativas de matemática e química, no dia 08 de novembro de 2022, e de física e redação, no dia 09 de novembro de 2022. Nos dois dias as provas terão início às 13 horas com duração de quatro horas.

A Terceira Fase consta de Inspeção de Saúde para os candidatos aprovados nas fases anteriores, e será realizada em São José dos Campos-SP.

O número de candidatos inscritos é de 9.364, sendo 2.218 mulheres. Dentre o total de inscritos, foram 3.691 optantes à carreira militar, 4.330 não-optantes e 1.343 “treineiros”.

Segundo o chefe da Seção de Vestibular, Coronel Especialista em Comunicações João Batista do Porto Neves Júnior, “é um grande esforço para realizarmos este concurso em tantas cidades do Brasil, mas é uma grande satisfação democratizar o acesso em nível nacional”.

Com duração de cinco anos, o curso de graduação em Engenharia do ITA oferece seis especialidades: Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, da Computação e Aeroespacial.

Nos dois primeiros anos é realizado o curso fundamental e nos três seguintes os cursos profissionais respectivos a cada uma das seis Engenharias oferecidas.

No concurso deste ano houve uma novidade, a possibilidade de candidatos não optantes à carreira militar, reprovados na terceira fase do concurso (Inspeção de Saúde), solicitarem ao Comandante da Aeronáutica a isenção para ingressar no Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPORAER). Os requerentes serão avaliados por uma equipe multidisciplinar, que analisará se o projeto pedagógico do ITA tem condições de atender às necessidades educacionais especiais do candidato reprovado. Nesse contexto, o ITA pretende possibilitar a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) nos seus cursos de graduação em Engenharia ampliando a inclusão social no seu concurso. Compareceram à 1ª fase uma cadeirante e um portador de deficiência visual.

“O ITA tem 72 anos de existência e já formou 6.709 engenheiros de alto nível para a sociedade brasileira. O nosso vestibular é o meio para a seleção das melhores cabeças do nosso país para a realização da nossa missão”, destacou o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Organização do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Comando da Aeronáutica (COMAER), localiza-se em São José dos Campos, no estado de São Paulo a cerca de 80 km da capital paulista.

O acompanhamento do concurso deve ser feito na página eletrônica do vestibular do ITA na Internet: www.vestibular.ita.br

 

Fonte: ITA

Edição: DCS-ITA

Revisão: ACS-DCTA

Fotos: ITA