Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA realiza formatura de Pós-Graduação Lato Sensu

Publicado em 13/12/2021 – 13h49min

 

A solenidade reuniu 86 alunos de cinco cursos de Pós-Graduação

 

No dia 03 de dezembro, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou a cerimônia de formatura de 86 alunos dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu: Curso de Especialização em Engenharia de Armamento Aéreo (CEEAA), Curso de Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético (CEAAE), Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada – PE-Safety (Turmas 1 e 2), Curso De Especialização Em Manufatura Avançada (CEMA) e Curso de Especialização em Análise e Seleção de Sistema de Armas (CASSA). Com os formandos deste ano, 1088 alunos já concluíram esses cursos oferecidos pelo ITA.

A Pós-Graduação Lato Sensu é realizada depois da conclusão da Graduação e compreende cursos de especialização, de aperfeiçoamento e de extensão, com durações variáveis, destinados à ampliação ou ao aprofundamento de conhecimentos técnicos e científicos adquiridos na Graduação.

A solenidade foi presidida pelo Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, e contou com as presenças do Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, com a Pró-Reitora de Pós-Graduação (IP), Professora Doutora Emília Villani, com o Pró-Reitor de Administração (IA), Coronel Aviador Luiz dos Santos Alves, com o Diretor Técnico da Azul Linhas Aéreas, escolhido paraninfo das turmas, senhor Carlos Naufel, além de professores do Instituto e de oficiais generais.

No início da cerimônia, os alunos homenagearam quatro professores/instrutores em sinal de agradecimento pelo trabalho realizado: no CEEAA, foi escolhido o Capitão Engenheiro Luty Rodrigues Ribeiro; no CEAAE, o Coronel Especialista em Comunicações Olympio Lucchini Coutinho; no PE-Safety, Turma 1 Nacional, o homenageado foi o Brigadeiro Médico Ricardo Gakiya Kanashiro, mestre em Medicina Aeroespacial, Turma 2 Nacional, a Professora Tatiana De Miranda Jordão, mestre em Comunicação em Crise, e no CASSA, o nomeado foi o Professor Mestre Paulo César Miscow Ferreira.

Na sequência, o coordenador do CEAAE, Coronel Especialista em Comunicações Alexandre Camacho Coelho, entregou os diplomas aos formandos das turmas do CEEAA, CEAAE e do CASSA e; já os alunos das turmas 1 e 2 do PE-Safety receberam os certificados das mãos do coordenador do PE-Safety, Professor Doutor Donizeti de Andrade.

O 1º Tenente Aviador Augusto Ribeiro Rodrigues, o Capitão Aviador Rodrigo Eberle Almeida, os alunos Leonardo Maximiliano Albano e Eduardo Jorge de Barros Malta e o 1º Tenente Aviador Matheus Becker Motta ainda receberam certificados em reconhecimento por terem sido os melhores alunos de suas respectivas turmas.  

O paraninfo das turmas, senhor Carlos Naufel, apontou, durante discurso, a influência que o ITA possui em sua carreira e discorreu sobre os iteanos que modificaram a aviação brasileira. Declarou que o conhecimento existente e a atitude de cada formando movem a aviação e possibilitam o avanço da área. Para ele, quando o conhecimento, a vontade e a atitude se unem, um legado é criado. O paraninfo completou desejando que a vontade e a atitude guiem os alunos, uma vez que o conhecimento já foi adquirido no ITA.

“Nossa aviação tem muito a crescer e vocês farão parte dessa história. Transformemos o Brasil em uma potência aérea, não só na fabricação de aviões, mas também em uma aviação pujante e eficiente, que integre todo o nosso território nacional”, finalizou o Reitor do ITA, parabenizando e desejando ainda mais sucesso a todos os formandos.

 

Fonte: ITA

Edição: DCS-ITA

Revisão: ACS-DCTA

Fotos: ITA