Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA realiza o Projeto Capacita para o efetivo da instituição

Neste segundo semestre, o ITA, colocou em prática o Projeto Capacita, que oferece atividades voltadas à capacitação do efetivo da instituição. Os cursos e treinamentos têm a finalidade de aperfeiçoar o desempenho das pessoas em suas atividades e também prepará-las para novos desafios, fomentando a informação e gestão do conhecimento.

As atividades são realizadas nas dependências do ITA, uma vez ao mês. Todos os integrantes da instituição podem participar. Para Andreia Cristina Carvalho de Paula, idealizadora do projeto, “o objetivo é a utilização organizada do conhecimento existente na organização. A intenção é realizar a troca de experiências entre os participantes, onde o instrutor atua como facilitador desse movimento. Todo colaborador pode vir a ser um instrutor dentro da sua área de conhecimento. Pensando nisso, incluímos um treinamento em novembro para apoiar aqueles que desejarem atuar em uma das instruções”.

Utilizando o conhecimento existente na organização para uniformizar processos e objetivando a criação de um ambiente mais positivo e motivador, o Projeto Capacita aborda temas como processos de trabalho, questões de saúde, qualidade de vida e palestras motivacionais.

Entre os assuntos mais direcionados, também são trabalhados temas como: fiscalização de contratos, combate a incêndio, administração de material carga, primeiros socorros, entre outras capacitações voltadas para programas e softwares específicos.

A primeira atividade aconteceu em agosto, e abordou o tema Manual de Redação Oficial – Tipos de documento. Já a segunda atividade, que aconteceu no mês de setembro, o tema foi Dicas e principais erros nos documentos oficiais. Para outubro, a atividade está programada para o dia 27, e trará como tema Confecção de Portarias e Fluxo de Processos. Já em novembro, no dia 24, a atividade focará em Formação de Instrutores/facilitadores. 

Fonte: Divisão de Comunicação Social - ITA