Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA realiza primeira fase do vestibular 2022

 

Publicado em 04/11/2021 – 11h04min

 

7988 inscritos realizaram a prova em 24 cidades de todo o país

 

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, 3ª feira (02), a primeira fase do vestibular admissional 2022 para os cursos nas áreas de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia da Computação e Engenharia Aeroespacial.

Os Cursos de Graduação em Engenharia no ITA têm duração de 5 anos, sendo os 2 primeiros anos reservados para o Curso Fundamental, com conteúdo básico de engenharia, e os 3 últimos anos destinados aos Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia.

Para o ano letivo de 2022, foram disponibilizadas 150 vagas: 30 aos optantes pela carreira militar, exclusivas para os candidatos interessados em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira (FAB), e 120 vagas aos não-optantes pela carreira militar, que ingressarão no Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica. Dentre estas vagas, 20% são reservadas para candidatos que se autodeclaram pretos ou pardos.

Em respeito às medidas de prevenção contra o coronavírus, o ITA adotou um protocolo de segurança que estabeleceu a aferição de temperatura de todos os participantes na entrada dos prédios, o uso indispensável de máscaras durante todo o período de prova, o respeito ao distanciamento mínimo de 1,5m entre as carteiras dos candidatos e a disponibilização de frascos de álcool em gel nos locais de avaliação.

As provas aconteceram em 24 cidades de todo o país: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

Na primeira fase, os 7988 inscritos solucionaram 15 questões objetivas de matemática, 15 de física, 15 de química, 15 de português e 10 de inglês. Os resultados serão divulgados, neste link, no dia 17 de novembro. Conforme calendário previamente estabelecido, a segunda fase ocorrerá nos dias 24 e 25 de novembro, com prova composta por 10 questões dissertativas de matemática e 10 de química, no primeiro dia, e 10 questões de física e uma redação no segundo dia.

“Os critérios de exigência do nosso processo seletivo foram mantidos, pois creditamos a isso um dos segredos do sucesso da nossa instituição, uma seleção rigorosa que escolhe os melhores candidatos”, explica o coordenador do vestibular, Coronel R1 João Batista do Porto Neves Júnior.

Informações sobre o vestibular podem ser encontradas no site do ITA.

 

Fonte: ITA

Edição: DCS-ITA

Revisão: ACS-DCTA

Fotos: ITA