Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA realiza vestibular 2021

Publicado em: 25/11/ 2020 – 07h50min

 

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituição de Ensino Superior do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), subordinado ao Comando da Aeronáutica (COMAER), realizou ontem a 1ª Fase do vestibular 2021, Concurso de Admissão ao ITA 2021, com prova em um único dia, composta por questões objetivas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês. O concurso tem o objetivo de selecionar candidatos para Curso de Graduação em Engenharia, em seis especialidades, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial, de interesse do Setor Aeroespacial e, em particular, da Força Aérea Brasileira.

Localizado em São José dos Campos, São Paulo, o ITA enviou equipes para vinte e quatro cidades, distribuídas em todas as regiões do país, para coordenarem a execução das provas do concurso de admissão, contando com o apoio de 915 colaboradores.

Com medidas adaptadas à pandemia da COVID-19, a organização do concurso determinou a implementação de protocolos de prevenção contra a contaminação pela doença. Os vestibulandos tiveram que usar máscaras durante todo o período, suas temperaturas foram medidas na entrada e, em seguida, foram conduzidos aos recipientes de álcool em gel para a higienização de suas mãos. O distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as carteiras onde os candidatos se sentaram para fazer a prova foi rigidamente mantido.

“Este ano é um ano atípico, devido à pandemia da COVID-19, mas as equipes estavam preparadas para as ações preventivas previstas pelos órgãos de saúde, além daquelas tradicionalmente realizadas nas provas de vestibular”, informou o Coordenador do Vestibular, Coronel João Batista do Porto Neves Júnior.

Neste concurso, o número de vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2021 foi de 150 (cento e cinquenta). Trinta e uma vagas são para os optantes à carreira militar, destinadas exclusivamente àqueles candidatos que tenham interesse em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira e 119 (cento e dezenove) vagas são para os não-optantes à carreira militar, que ingressarão no Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica.

Do total de candidatos inscritos, 9.725, o número de candidatos optantes à carreira militar foi de 3.555, de candidatos não-optantes, 4.578 e de “Treineiros”, 1.592. Esses números resultam numa relação de candidatos por vaga de quase 115, para os optantes à carreira militar, e de cerca de 38, para os não-optantes.

O Curso de Graduação em Engenharia no ITA tem duração de 5 (cinco) anos, dos quais os 2 (dois) primeiros anos constituem o Curso Fundamental, com conteúdos básicos de engenharia, e os 3 (três) últimos anos correspondem aos Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia;

Com o objetivo de prover a Reserva Técnica da Aeronáutica em conformidade, todos os candidatos aprovados no Concurso de Admissão ao ITA e classificados no número de vagas existentes, de ambos os sexos, serão matriculados no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ) com o objetivo de formar Aspirantes-a-Oficial da Reserva da Aeronáutica de 2ª Classe, por meio do Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR).

Todos os alunos do CPORAER-SJ são militares e remunerados de acordo com a Tabela de Soldos dos Militares das Forças Armadas, na condição de Aluno de Órgão de Formação de Oficiais da Reserva. Trajam uniformes, participam de instruções e formaturas militares e preparam-se para o Oficialato, cumprindo, quando for o caso, o serviço militar em nível compatível com sua aptidão técnico-profissional

O COMAER concede aos alunos do ITA, em sua sede, bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação.

Além disso, é disponibilizada aos alunos, residência estudantil no Campus do DCTA, de utilização facultativa. Aos alunos comprovadamente carentes, a residência poderá ser concedida com isenção de pagamento, mediante prestação de serviço voluntário, de caráter acadêmico ou social, na forma de apoio a atividades do ITA, sem prejuízo dos seus encargos acadêmicos.

Os resultados da 1ª Fase, com a divulgação dos gabaritos das questões de múltipla escolha, a relação de notas e classificação dos candidatos habilitados para a 2ª fase, serão divulgados na página de Internet http://vestibular.ita.br, até às 16h do dia 27 de novembro de 2020.

A 2ª Fase do vestibular do ITA, com provas em dois dias, compostas por questões dissertativas de Matemática, Física e Química, e uma Redação, será realizada nos dias 08 de dezembro 2020, Matemática e Química, e 09 de dezembro de 2020, Física e Redação.

Os candidatos aprovados na segunda fase passarão para a 3ª e última fase, composta por uma Inspeção de Saúde, com apresentação prevista para o dia 10 de janeiro de 2021, às 08h, no Auditório Lacaz Netto, no ITA.

“O vestibular do ITA é considerado um dos mais difíceis do Brasil e é uma ótima ferramenta de seleção para obtermos as mentes mais brilhantes do nosso país” afirmou o Reitor, Prof. Dr. Anderson Ribeiro Correia.

 

Fonte: ITA, por Cap Fábio Cox

Edição: ITA - Revisão: ACS - DCTA

Fotos: Sarg Roberto - DCTA