Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA recebe Cartas Patente em cerimônia realizada pelo DCTA

Publicado em: 05/11/2020 – 16h45min

 

No dia 19 de novembro, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou cerimônia de comemoração do Dia da Inovação da Aeronáutica e o primeiro Encontro de Inovação do Sistema de Inovação da Aeronáutica (SINAER).

Realizado no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), o evento foi presidido pelo Diretor-Geral do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, contou com a presença do Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, do Chefe do Núcleo de Gestão da Inovação (NGI), Coronel Aviador da Reserva César Augusto Laboissiere e demais Oficiais Generais do DCTA. O encontro também foi prestigiado pelas Instituições Científicas Tecnológicas (ICT) e de Inovação do SINAER, que acompanharam o evento de forma on-line, via internet.

O evento, além de cumprir uma diretriz do Estado Maior da Aeronáutica (EMAER), teve por objetivo demonstrar publicamente o reconhecimento e gratidão aos servidores e militares das ICT que, em suas atividades, se destacaram pelo esforço na obtenção de invenções e criações, cooperando com o desenvolvimento nacional.

Na ocasião, foi feito o reconhecimento público de dez cartas patentes, concedidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), de Julho de 2019 a junho de 2020, aos criadores e inventores da Força Aérea Brasileira (FAB).

Deste total de patentes, oito tiveram a participação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica com desenvolvimento de tecnologia em diversas áreas.

A divulgação da invenção pela carta patente, traz o benefício do conhecimento da tecnologia à sociedade, além de incentivar o pesquisador ao garantir a proteção aos investimentos realizados.

“O recebimento da Carta Patente materializa todo o esforço na realização das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação e dá conhecimento à sociedade dos resultados do trabalho realizado nessas áreas. É um momento de extrema relevância para as Instituições de Ciência e Tecnologia” afirmou o Reitor do ITA, Prof. Dr. Anderson Correia.

 

Fonte: DCTA, por Cap Fábio Cox

Edição: ITA - Revisão: ACS - DCTA

Colaboração: Ten Larissa/DCTA

Fotos: Sarg Petherson/DCTA