Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA recebe nota máxima em Índice Geral de Cursos (IGC)

Publicado em 27/04/2021, às 08:12

 

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) mantém nota 5 desde o início da avaliação em 2007

 

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebeu, novamente, a nota máxima, no Índice Geral de Cursos (IGC), conforme divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no último dia 23 de abril.

O IGC é o principal indicador de qualidade empregado pelo MEC para avaliar as Instituições de Ensino Superior no Brasil, abrangendo cursos de graduação, mestrado e doutorado, e utiliza a metodologia de média ponderada a fim de definir notas de 0 a 5, considerando os seguintes aspectos: média dos Cálculos do Conceito Preliminar de Curso (CPCs) no último triênio; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. A divulgação das notas se refere ao último triênio, 2017 a 2019, uma vez que o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores.

Desde o início da mensuração, em 2007, o ITA recebeu o conceito máximo, ou seja, nota 5, em todas as edições. Na atual avaliação, foram analisadas 2.070 instituições de ensino superior, públicas e privadas, divididas entre universidades, centros universitários e faculdades, considerando os 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019. Nas Instituições de Ensino Superior com cursos denominados de Engenharia, o ITA, com nota 4,357, aparece dentre as cinco melhores colocações no IGC contínuo (média de todos os componentes avaliados) de 2019. Segundo divulgado pelo Inep, as cinco melhores instituições do Brasil, que contam com cursos de Engenharia em suas grades, são: Instituto Militar de Engenharia (IME), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), todas com conceito 5.

“Este resultado do IGC é uma grande satisfação para nós, pois o ITA se esmera para manter, e até mesmo elevar, a qualidade de ensino de Engenharia em nossa escola, de modo a colaborar com a demanda por profissionais de alto nível na FAB, especificamente, e na indústria em geral”, declarou o Reitor.

Fonte: ITA

Edição: DCS/ITA

Revisão: ACS/DCTA

Fotos: ITA