Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA recebe Prêmio Weis

Publicado em 06/11/ 2020 – 08h07min

Atualizado em 06/11/ 2020 – 12h00min

 

No dia 19 de outubro, na Reitoria do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), foi realizada uma reunião para entrega do Prêmio Weis 2020.

Em sua 6ªedição, o prêmio é inspirado no renomado professor de química do Instituto, Carl Hermann Weis, marcado por sua dedicação e excelência na prática pedagógica. O processo é organizado pelos alunos do Departamento Acadêmico, do Centro Acadêmico Santos Dumont (CASD), trata da escolha de um professor do ITA pelo reconhecimento à qualidade do seu trabalho de ensino ao longo do ano.

Em 2020, excepcionalmente, devido às restrições provocadas pela pandemia da COVID-19, as atividades em sala de aula foram suspensas. Sendo assim, a comissão organizadora escolheu homenagear a todos os componentes desta escola: professores, alunos, servidores, colaboradores, em reconhecimento a todo o esforço realizado pelo Instituto implementando o ensino virtual, adaptando-se à nova realidade, para manter o andamento dos cursos e garantindo a formatura dos alunos do último ano.

Compareceram ao encontro o Reitor, Prof. Dr. Anderson Ribeiro Correia, a 2º Tenente Cássia Souza Guerreiro, representante da Divisão de Assuntos Estudantis (DAE), o Aluno Jian Lucas Brito Veras, aluno do segundo ano e presidente do Departamento Acadêmico, Engenheiro Alfred Wolkmer e o Engenheiro João Claudio Seffrin Filho – Vice-Presidente e Secretário Executivo, respectivamente, da ITAEx – Ex-Alunos Apoiando o ITA, organização apoiadora do prêmio junto à Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA), onde foi entregue uma placa que simboliza o prêmio.

Esse trabalho envolve uma grande mobilização dos alunos e amplia a interação deles com os professores, promovendo um incremento nas atividades pedagógicas.

Além do enfrentamento e adaptação às dificuldades impostas pela pandemia, o ITA se deparou com mais duas situações marcantes, no decorrer de 2020. Primeiro a implementação da expansão do número de vagas para o curso de graduação, passando de 120 para 150 alunos por turma, o que significa, ao longo dos cinco anos de curso, colocar mais 150 alunos no Instituto. E para receber este acréscimo, estão sendo construídos os prédios do novo alojamento, com os dois primeiros blocos já em fase de conclusão. A segunda é a criação da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) que vai pensar o futuro do ITA para os próximos 10 anos.

“O ITA, neste ano, completou setenta anos, no entanto, é necessário sempre estar aprendendo, sempre estar mudando. Todo esse passado de sucesso e glória, continua hoje através dos alunos, professores, das iniciativas e das transformações.

Esse momento que estamos vivendo é histórico, quero aproveitar para agradecer ao CASD pela iniciativa, à ITAEx e à AEITA pelo carinho e apoio, e a todos os professores e servidores, reconhecendo a participação de todo o efetivo do ITA nas realizações de nossa escola”, ressaltou o Reitor do ITA.

No dia 05 de novembro reuniram-se o Reitor, Prof Anderson, a Chefe da Divisão de Assuntos Estudantis, Profª Dra Cristiane Pessoa da Cunha Lacaz, e representantes do CASD para afixar a placa representativa do Prêmio Weis no Salão Branco do ITA como um memorial permanente à dedicação dos professores e alunos no esforço para manter as atividades educacionais em meio à pandemia da COVID-19.

 

Fonte: ITA, por Cap Fábio Cox

Edição: ITA - Revisão: ACS - DCTA

Foto: ITA