Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA recebe visita da International Space University

Diretores e professores da ISU se reúnem em São José dos Campos para revisão de currículo e discussão sobre programação do SSP23 - maior evento de estudos espaciais do mundo

 

Publicado em 09/12/2022 – 12h

 

Diretores e professores da ISU (International Space University), organizadora do Programa de Estudos Espaciais (SSP - Space Studies Program), estão na cidade para definir em conjunto com o Comitê Organizador Local (LOC - Local Organizing Committee) várias providências para a realização do SSP23.

A visita trata da Reunião de Planejamento Curricular (CPM - Curriculum Planning Meeting), que entre outras deliberações, definirá palestras, workshops, visitas técnicas, locais onde serão realizados os eventos públicos do programa, como as cerimônias de abertura e encerramento, Painel de Astronautas, Competição de Robôs e de Foguetes e, também, a infraestrutura dos espaços onde serão ministrados os cursos no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Os eventos públicos serão gratuitos e sua realização tem o objetivo de integrar a comunidade ao programa de estudos espaciais.

A previsão é que São José receba durante o evento cerca de 300 pessoas de 50 países diferentes, entre professores, estudantes, astronautas e líderes mundiais de empresas e agências espaciais.

Segundo o Senhor Göktuğ Karacalıoğlu, Vice-Diretor da ISU SSP, “as habilidades acadêmicas locais e as condições de infraestrutura encontradas são muito adequadas e São José dos Campos foi escolhida por oferecer uma diversidade cultural que é crítica para os requisitos de diversidade internacional, interdisciplinaridade e convívio intercultural do ISU. Por isso, estou muito entusiasmado com o Programa de Estudos Espaciais que está será realizado no Brasil”.

 

Planejamento do curriculum do SSP23- CPM

O CPM teve atividades intensas distribuídas ao longo de duas semanas, onde a abertura oficial contou com a participação da Professora Pascale Ehrenfreund, Presidente da ISU, o Diretor do INPE, Doutor Clézio Marcos De Nardin e o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia.

Segundo Professor Anderson, “a realização do SSP23 em coordenação entre o ITA, INPE e PMSJC se junta ao momento vivenciado pelo Brasil, pelo ITA e pela Força Aérea Brasileira, com o lançamento do SPORT, satélite 6U recém lançado, resultado de parceria entre o ITA, o INPE e a NASA, que conta com participação de universidades americanas em colaboração e financiamento da FAPESP; a Missão SELENITA, dentro da Missão ARTEMIS, onde teremos um satélite orbitando a Lua para estudos geofísicos e de clima; além da abertura do Centro de Lançamento de Alcântara, com seus primeiros lançamentos em planejamento. Todos estas citações mostram que o Brasil se encontra como protagonista global da área de espaço no momento atual, e a realização do SSP23 vem confirmar esse protagonismo”.

O Reitor Anderson e o Diretor Clézio são os Chairs do evento que se realizará em 2023 em São José dos Campos.

Como parte da programação os visitantes receberam as boas vindas do Reitor em exercício, o Vice-Reitor Professor Doutor Jesuino Takachi Tomita, apresentaram o Programa SSP23 e foram realizadas varias apresentações de pesquisadores do ITA e do INPE, contemplando a definição do currículo do evento, entre elas uma apresentação institucional da Pró-Reitora de Pós-graduação, Professora Doutora Emília Villani, quando tiveram a oportunidade de conhecer melhor as pesquisas desenvolvidas pelo ITA. A realização do SSP23 tem acompanhamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Relacionamento Institucional, responsável pela interlocução direta entre o ITA e a ISU. O grupo também foi recebido pelo Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, visitou instalações da cidade e realizou city tour visando vivenciar um pouco do que estará disponível aos participantes do SSP23.

Os membros da ISU tiveram oportunidade de visitar laboratórios de pesquisa, salas de aula e auditórios buscando definir, em conjunto com as instituições organizadoras, a melhor infraestrutura para realização do programa em 2023.

Os estudos acadêmicos serão realizados no ITA e no INPE, que submeteram conjuntamente com a Prefeitura de São José a proposta para sediar o SSP23. A candidatura citada aconteceu em 2019 e desde então as providências tem sido tomadas visando a recepção e organização conjunta do SSP23.

O evento conta com o apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Força Aérea Brasileira, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

“A realização do SSP 23 em São José dos Campos confirma a condição do município de Capital Estadual da Indústria Aeroespacial e a realização das atividades acadêmicas no ITA ratifica o Instituto e o DCTA como grande centro de ensino e desenvolvimento na área aeroespacial no Brasil” exaltou o Vice-Reitor do ITA.

 

O programa SSP23

O SSP é considerado como o mais importante e abrangente programa de treinamento da área espacial, tendo formado mais de 5.000 profissionais de mais de 100 países.

É um programa intensivo de 9 semanas realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo. Ele oferece aos participantes uma experiência única e abrangente de desenvolvimento profissional, que contempla todos os aspectos de programas e empreendimentos espaciais.

Esta é a primeira vez que o SSP acontece no Brasil e a segunda vez que acontece em um país da América Latina.

O anúncio de São José dos Campos como sede do evento em 2023 aconteceu no início de julho durante a edição do evento em Oeiras, em Portugal.

O anúncio nacional da realização do SSP23 aconteceu por meio de uma entrevista coletiva que contou com a presença de representantes do ITA, INPE, PMSJC e DCTA. Na ocasição, o representante do DCTA, o Assessor Especial para Assuntos Espaciais, Coronel Aviador Carlos Henrique Afonso Silva, comentou que “sediar um evento como esse vai nos dar a oportunidade de alvancar ainda mais conhecimentos. Não só mostra o que a gente já produz, o que a gente já atingiu, como também desenvolveremos a nós próprios e a comunidade de uma forma geral”.

Maiores informações sobre o SSP23 podem ser obtidas na página do evento:  ssp23.isunet.edu .

 

Fonte: ITA

Foto: ITA

Edição: ITA

Revisão: ACS-DCTA