Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA recebe visita da UFERSA

Publicado em 22/06/2021 – 10h26min

 

Comitiva conheceu o ITA e discutiu futuras parcerias entre as duas instituições

 

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebeu, na última 3ª feira (15), a visita de comitiva da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), do Rio Grande do Norte, composta pela Professora Ludmilla Oliveira, Reitora da UFERSA, Professora Cláudia Muniz, Chefe de Gabinete da UFERSA, e Professor Glauber Henrique Nunes, Pró-Reitor de Pesquisas da UFERSA.

Recebidos pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, pelo Vice-reitor do ITA, Professor Doutor Jesuíno Takachi Tomita, pela Pró-Reitora de Pesquisa e Relacionamento Institucional (IPR), Professora Maryangela Geimba de Lima, e pelo Chefe do Centro Espacial do ITA (CEI), Major-Aviador Pedro Kukulka de Albuquerque, os visitantes puderam conhecer o Instituto, discutir futuras parcerias e ainda trocar informações sobre as universidades.

“É uma satisfação receber a Universidade Federal Rural do Semi-Árido aqui no nosso Instituto. O intercâmbio entre as organizações de ensino e pesquisa é de extrema importância e abre possibilidades de cooperações, as quais enriquecem ambos os lados e, consequentemente, toda a sociedade”, afirma o Reitor Anderson.

Criada como Universidade em 2005, a UFERSA é a única instituição de ensino superior localizada no semiárido brasileiro. Outra característica diferencial é que possui grade curricular inteiramente voltada para a realidade da região. Atualmente, a Universidade conta com diversos cursos de graduação e de pós-graduação distribuídos em 4 câmpus, todos localizados no Rio Grande do Norte.

Durante a visita, a comitiva conheceu a infraestrutura do Laboratório de Plasmas e Processos (LPP), do Laboratório de Bioengenharia (LabBio) e do Centro de Competência em Manufatura (CCM), oportunidade em que pode interagir com os professores pesquisadores e ter contato com algumas das pesquisas, atualmente, desenvolvidas pelos laboratórios.

Segundo a Reitora Ludimilla, “a visita proporcionou a uma instituição do semiárido, que trabalha com engenharias, inovação e pesquisas de resultados voltados diretamente para a sociedade, uma oportunidade ímpar de conversar, conhecer e prospectar com o Instituto. Com certeza, nós teremos frutos com Ciência, Tecnologia e Inovação, entre a UFERSA e o ITA, o que, por sinal, é um sonho para muitos jovens do semiárido: a oportunidade de ter acesso ao Instituto”.

 

Fonte: ITA

Edição: DCS-ITA

Revisão: ACS-DCTA

Fotos: Sarg Roberto - ITA