Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA Recebe Visita de Oficiais da Força Aérea dos Estados Unidos

Publicado em 24/03/2022 – 17h28min

 

Integrantes da USAF estiveram no Instituto para discutir novas parcerias de pesquisa

 

No dia 23 de março, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebeu a visita do Comandante para as Américas do Programa de Intercâmbio de Pessoal Militar (MPEP) entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), Tenente Coronel Trevor R. Weinert, que estava acompanhado do Adido Aeronáutico dos EUA, Coronel Benjamin David Menges, e do Major Ryan Kevin Jensen, Adjunto daquela Adidância Aeronáutica.

A comitiva foi recebida pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, pelo Pró-Reitor de Administração (IA), Coronel Aviador George Luiz Guedes de Oliveira, pela Coordenadora de Relações Institucionais (IPR-RI), Senhora Solange Maia Corrêa, e pelo Chefe do Departamento de Sistemas Aeroespaciais, Prof. Dr. Luis Eduardo V. Loures da Costa, que estavam acompanhados do representante do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Coronel Aviador Jorge Maurício Nascimento Autonamo,

O objetivo da visita foi prospectar novas possibilidades de parceria em pesquisa, incluindo discussões sobre possível acordo acadêmico no nível de Pós-Graduação com o Instituto da Força Aérea dos Estados Unidos (Air Force Institute of Technology -  AFIT), assim como interagir com o oficial americano em intercâmbio no ITA, Major Lachlan T. Belcher – USAF, atualmente, Professor Adjunto convidado do Departamento de Física, da Divisão de Ciência Fundamentais (IEF).

Durante a passagem, os visitantes ainda puderam conhecer o campus do Instituto, o Centro de Competência em Manufatura (CCM), laboratório da Divisão de Engenharia Mecânica (IEM), cuja missão é realizar pesquisas para o desenvolvimento e inovação da indústria em todas as etapas do Ciclo de Vida do Produto, apresentado pelo Prof. Dr, Ronnie Rodrigo Rego, e o Centro Espacial ITA (CEI), laboratório da Divisão de Engenharia Aeronáutica (IEA), que tem como missão capacitar, explorar e inovar no setor aeroespacial, apresentado pelo Chefe do Departamento de Sistemas Espaciais, Professor Doutor Luís Eduardo Vergueiro Loures da Costa.

 “O ITA foi criado com forte suporte do MIT, a melhor escola de engenharia do mundo. Atualmente, cooperamos com várias instituições americanas, como NASA, AFIT, assim como universidades como Utah, Alabama e Texas e essa visita foi importante para avaliarmos as parcerias, assim como para propor futuras ações que levem a projetos conjuntos de ensino e pesquisa”, afirmou o Reitor do ITA.

 

Fonte: ITA

Edição: DCS-ITA

Revisão: ACS-DCTA

Fotos: ITA