Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ITA Recepciona os Novos Alunos da Turma 2026

Publicado em 02/02/2022 – 11h05min

 

138 alunos, ingressantes do concurso de admissão 2022, iniciam a sua jornada no Instituto

 

No sábado, 29 de janeiro, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) deu as boas-vindas aos novos alunos da turma 2026, aprovados no concurso de admissão ao ITA 2022. Durante a manhã, os 138 alunos receberam orientações sobre as atividades acadêmicas, no Instituto. Para os pais e familiares presentes, a Tenente Psicóloga Cássia Guerreiro apresentou o “Programa Aconselhamento”, a estrutura da Divisão de Assuntos Estudantis, o Plantão de Orientação Educacional e o Plantão de Acolhimento.

Os calouros foram recepcionados pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, pelo Vice-Reitor do ITA, Professor Doutor Jesuíno Takachi Tomita, pelo Pró-Reitor de Administração do ITA (IA), Coronel George Luiz Guedes de Oliveira, pelo Comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ), Coronel Alexander Bokor Setta, pelo Pró-Reitor de Graduação (IG), Professor Doutor Flávio Mendes Neto, pelo Coordenador da Seção de Vestibular, Coronel João Batista do Porto Neves Júnior, pela Chefe da Divisão de Assuntos Estudantis (DAE), professora Doutora Cristiane Pessoa da Cunha, e pelo Presidente do Centro Acadêmico Santos Dumont (CASD), Caio Peres Mota Ferreira Bezerra.

A Professora Cristiane realizou a chamada nominal dos aprovados, parabenizando-os pela conquista, “vocês estão ingressando em uma instituição pública respeitada nacional e internacionalmente. Lembrem-se de que o país está investindo em vocês, estejam à altura da expectativa do povo brasileiro”, ressaltou a chefe da DAE.

Após a apresentação dos alunos, o Pró-Reitor de Graduação deu as boas-vindas e orientou-os sobre a vida no ITA. “Há exatos 40 anos, eu chegava ao ITA e estava na mesma posição na qual vocês se encontram hoje. É uma alegria poder compartilhar essa experiência com vocês. Não fiquem com a ideia de que há lados antagônicos aqui, entre escola e alunos. Toda a alta administração entende que somos parceiros. Nosso objetivo é o mesmo, formá-los, sempre com o lema do Marechal Casimiro Montenegro Filho, fundador do ITA, formar técnicos competentes e cidadãos conscientes”. Na sequência, o Coronel Setta explicou sobre as rotinas e os procedimentos militares com os quais os alunos terão contato ao ingressarem no Instituto e, consequentemente, na Força Aérea Brasileira (FAB).

Representante oficial dos alunos de Graduação, o Presidente do CASD e aluno do 3º ano de Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Caio Bezerra, declarou ser uma grande honra representar o corpo discente e explicou a importância de viver a experiência da recepção no ITA, “nesse momento, a primeira mensagem do ITA é transmitida e temos o contato inicial com os iteanos e as tradições. Além disso, entender o valor da disciplina consciente e da união de turma, o grande diferencial do ITA. Lógico que a parte acadêmica é o nosso maior objetivo, mas as questões que acontecem no H8 são as que apaixonam as pessoas que passam por aqui”.

Por fim, o Reitor do ITA parabenizou os novos alunos pela conquista e relembrou que “assim como todas as turmas do ITA, vocês ficarão registrados na história. O desafio, a partir de agora, não será apenas se formar, mas se formar bem, com excelência. Envolvam-se em todas as oportunidades oferecidas pelo ITA, com as diversas parcerias já existentes em nossa instituição”.

Durante o primeiro mês, os alunos realizarão atividades ligadas à rotina básica da vivência militar e instruções específicas. A abertura do ano letivo está prevista para o dia 07 de março, momento em que os calouros iniciarão o Curso Fundamental, com duração de 2 anos e conteúdos básicos de Engenharia; em seguida, nos 3 últimos anos, ingressarão nos Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia.

 

Fonte: ITA

Edição: DCS-ITA

Revisão: ACS-DCTA

Fotos: ITA