Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Major-Brigadeiro Engenheiro Tércio Pacitti

Tércio Pacitti

 

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica comunica, com pesar, o falecimento do Major-Brigadeiro Engenheiro Tércio Castro Pacitti (1928-2014), iteano, professor e ex-Reitor do Instituto.              

 

O Maj. Brig. Pacitti, como todos o carinhosamente conhecemos, é um dos pioneiros da Computação do Brasil e um de seus maiores expoentes. Nascido em 09 de setembro de 1928 na cidade de Piracicaba, formou-se no ITA, em Engenharia Aeronáutica, em primeiro lugar da turma, em 1952. Fez seu Mestrado (1961) e Doutorado (1971) no Departamento de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da Universidade da Califórnia em Berkeley.

 

Foi Reitor do ITA de 1982 a 1984; idealizou, concebeu e criou a Engenharia da Computação, que é curso que não está associado a uma única Divisão Acadêmica do ITA, o que caracteriza flexibilidade no ensino e interdisciplinaridade de áreas do saber.

 

No Comando da Aeronáutica, como Oficial General, teve como seu último posto a chefia da Diretoria de Engenharia, em 1986 e 1987, época em que também presidiu a ADESG. Foi presidente do Conselho de Informática do Estado do Rio de Janeiro de 1987 a 1990.  Pertencia à Academia Nacional de Engenharia e era consultor científico da presidência da Consist.

 

Sua grande paixão relacionada à Eletrônica e Computação inicia-se ainda na década de 60, quando no ITA, no Laboratório de Processamento de Dados (LPD). Naquele laboratório as máquinas IBM 1620 e IBM 1130 foram utilizadas nos cursos de graduação com o objetivo de resolver problemas da Engenharia. Um dos desdobramentos daquela iniciativa pioneira no país deu origem à disciplina de Cálculo Numérico, a qual faz parte do corpo de conhecimento da Engenharia, tanto na graduação quanto na pós-graduação.

No final da década de 60 atuou junto à Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Departamento de Cálculo Científico da COPPE, tendo sido seu primeiro chefe. Aquele departamento posteriormente passou a ser o reconhecido Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ. No final do ano de 2010 a UFRJ passa a se denominar Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais.

 

O Maj. Brig. Pacitti é detentor das altas condecorações, citando-se, dentre essas: Medalha do Mérito Santos Dumont; Grande Oficial da Ordem do Ipiranga do Estado de São Paulo; Ordem do Mérito Militar, Grande Oficial, da Força Aérea Brasileira; Ordem do Mérito Militar, Grande Oficial, do Exército Brasileiro, Ordem do Mérito Militar, Grande Oficial, da Marinha do Brasil, Ordem do Mérito da Engenharia Militar, Ordem do Mérito das Forças Armadas, Grande Oficial, do Estado Maior das Forças Armadas, Ordem Rio Branco do Ministério de Relações Exteriores, Medalha Inconfidência do Governo do Estado de Minas Gerais, Medalha do Pacificador do Exército Brasileiro; Cidadão Honorário do Estado do Rio de Janeiro, Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia; Grã Cruz da Ordem do Mérito Científico da Presidência da República do Brasil. O Maj. Brig. Pacitti também foi o Paraninfo dos Engenheiros do ITA no ano de 2006.

 

Seus livros relacionam-se desde a Ciência da Computação até a Tecnologia da Informação e Comunicação, o que se alinha com as evoluções tidas na Ciência e Tecnologia em um período quarenta anos de autoria. Os próprios títulos de seus inúmeros livros ilustram tal evolução experimentada no país e mundo. Citam-se aqui, brevemente, alguns desses: Fortran Monitor; Programming and Computational Methods; Tecnologias Avançadas. Aspectos Estratégicos; Educação e Apoio Governamental para o Desenvolvimento das Tecnologias de Ponta; Princípios de Programação; Do Fortran à Internet; e Paradigmas do Software Aberto. Seu livro Fortran Monitor talvez seja o primeiro best-seller da Ciência e Tecnologia do país. Para muitas gerações que estudaram neste livro há até a expressão de “levar o Pacitti para a sala de aula”.

 

O Maj. Brig. Pacitti deixa esposa, Sra. Eunice Pacitti, e quatro filhos, sendo que dois deles, Tércio e Marcos, são engenheiros formados pelo ITA.

 

O velório ocorrerá no dia 19/06, a partir das 9:00, na Capela 3 do cemitério SJ Batista - Botafogo - RJ. O enterro está previsto para as 13:00.