Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Homepage
Instituto Tecnológico de Aeronáutica

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Neste momento de pandemia do COVID-19, o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, vem trabalhando para atender às orientações do Ministério da Saúde e do Ministério da Defesa, no sentido de minimizar a exposição ao vírus de nossos alunos, professores, servidores, militares e colaboradores buscando, no entanto, preservar ao máximo nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão, com os recursos hoje existentes em termos de plataformas digitais e atividades de tele-trabalho.

Quando a crise terminar, o país precisará trabalhar em dobro para retomar a atividade econômica, como forma de gerar desenvolvimento para a toda a sociedade, e os engenheiros, mestres e doutores que o ITA produz serão ainda mais necessários. De qualquer forma, mesmo durante a crise e o isolamento, estamos trabalhando em diversas frentes, devidamente apoiadas pelo Conselho da Reitoria e de Chefes de Divisão do ITA:

  • Todos os militares do ITA (da ativa e da reserva) estão à disposição do Comando da Aeronáutica para as ações estabelecidas pelo Governo federal para as ações ordinárias e aquelas ligadas à Garantia da Lei e da Ordem.
     
  • Os laboratórios do ITA estão à disposição do Comando da Aeronáutica e da sociedade Brasileira, sob estreita coordenação do DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, para atender às necessidades emergenciais, por exemplo, na manufatura de componentes e possível manutenção de ventiladores mecânicos, por meio do Centro de Competência em Manufatura do ITA
     
  • A maior parte de nossos cursos de pós-graduação em níveis de especialização, mestrado e doutorado, está funcionando remotamente por meio de plataformas virtuais, tanto nas disciplinas como em Orientações. As defesas de Teses e Dissertações também estão sendo realizadas remotamente. Destaca-se a importância em manter a P&D&I em regime permanente de trabalho.
     
  • Os alunos de graduação que estão matriculados em cursos de pós-graduação, no Programa de Mestrado, na Graduação ou em disciplinas de pós-graduação, consideradas como eletivas da graduação, poderão continuar a cursá-los por meio de plataformas virtuais.
     
  • As aulas de graduação foram suspensas por 30 dias, mas caso este período venha a ser ampliado, passaremos a ministrar cursos de graduação por meio de plataformas virtuais. Os professores da graduação estão em ”home office”, integral ou parcialmente, se preparando para oferecer suas disciplinas através de tecnologias digitais. Fizemos um esforço conjunto para enviar às suas casas, em segurança, nossos cerca de 600 alunos da graduação que residem no campus. Agradecemos à AEITA – Associação de Engenheiros do ITA, pelo suporte aos alunos em vulnerabilidade, pelo apoio financeiro e por passagens aéreas disponibilizadas. E ao DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, por meio do GAP-SJ - Grupamento de Apoio de São José dos Campos, pelo oferecimento de refeições, mesmo durante a crise, para os poucos alunos que permaneceram alojados, devidamente acompanhados pela Divisão de Assuntos Estudantis (DAE) do ITA.
     
  • Estabelecemos um comitê de combate ao COVID-19, presidido pelo Vice-reitor do ITA, em alinhamento com o DCTA e o COMAER, com o objetivo de acompanhar e propor diversas soluções para a crise.

O ITA aproveita para agradecer ao esforço de todos os nossos colaboradores e também a todos aqueles profissionais que vêm atuando durante a crise causada pelo COVID-19, incluindo a classe médica e de saúde, os profissionais de serviços essenciais e militares, de forma brilhante para superarmos este período de crise global temporária.

 

Assista ao vídeo com o pronunciamento do Reitor do ITA

 

Prof. Anderson Ribeiro Correia

Reitor do ITA

Publicado em 25 de março de 2020.